Reportagem da Bloomberg sobre Roblox trouxe os números de casos
Segundo informações de uma reportagem que durou 8 meses da Bloomberg, cerca de 13 mil casos de exploração infantil envolvendo Roblox foram reportados ao Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (NCMEC) nos Estados Unidos, um salto significativo dos 3 mil incidentes em 2022.
A plataforma conta com 77 milhões de usuários diários, com 40% deles sendo menores de 13 anos. Segundo a empresa, ela estaria melhorando os métodos para garantir a segurança das crianças, contudo, funcionários e ex-funcionários revelaram a reportagem que, na verdade, a prioridade seria o crescimento ao invés do bem-estar dos usuários.
Em conversas com a Bloomberg, fontes revelaram que antes de 2022, o Roblox não tinha nenhum sistema automático para detectar comportamentos de aliciamento de menores por meio de filtros de texto. Solicitações por recursos adicionais foram supostamente ignoradas, levando a um acúmulo de relatórios de incidentes de segurança — alegações que um porta-voz da Roblox contestou, acrescentando que a empresa possui um “robusto pipeline” de recursos de segurança em desenvolvimento.
O chefe de segurança de Roblox, Matt Kaufman, também rejeitou as alegações de que riscos para crianças são constantes e sistêmicos no jogo. Em uma publicação coincidindo com o lançamento da reportagem da Bloomberg, Kaufman alegou que a empresa tem gastado quase duas décadas para fazer a plataforma ser uma das mais seguras da internet.
“À medida que nossa plataforma evolui e se expande, forjando um novo futuro para a comunicação e conexão, nosso investimento em medidas preventivas de segurança permanece fundamental. Para sermos os melhores do mundo em proporcionar experiências online seguras e civilizadas, isso é essencial. Com cada ano que passa, implementamos novas estratégias e tecnologias para obter ganhos em velocidade e eficácia de nossos sistemas de segurança e moderação”, lê-se uma parte do texto.
Em reposta ao site Video Games Chronicles sobre a reportagem, um porta-voz do jogo declarou o seguinte:
“Um artigo recente continha graves deturpações sobre como protegemos usuários de todas as idades na plataforma e não refletiu as complexidades da segurança infantil online nem as realidades das experiências esmagadoramente positivas que dezenas de milhões de pessoas de todas as idades têm no Roblox todos os dias.”
O porta-voz também observou que a CyberTipline do NCMEC recebeu 36,2 milhões de relatos de suspeita de exploração sexual infantil de provedores de serviços eletrônicos no ano passado, o que significa que a Roblox representou cerca de 0,037% do total.
Em outra reportagem, a Bloomberg revelou que desde 2018, a polícia dos Estados Unidos já prendeu pelo menos 24 pessoas acusadas de sequestrar ou abusar de vítimas que eles conheceram através do jogo.
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