Nova era do EA Sports FC 24 começou com um golaço
A maioria dos jogadores, ou, literalmente, todos eles, sonham em, um dia, conquistar os principais troféus do mundo, seja uma Libertadores, Champions League ou os prêmios individuais, como a lendária Ballon D’or, a Bola de Ouro, no bom português.
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O prêmio oferecido pela revista francesa France Football exemplifica perfeitamente o que o EA Sports FC 24 representa para o cenário do futebol. Assim como a Bola de Ouro rompeu com a FIFA, a franquia de simulador de futebol da Electronic Arts deixou a parceria com a entidade máxima do futebol no passado, e deu o primeiro passo em carreira solo.
E depois de uma pré-temporada intensa, chegou a hora de trazer o meu veredito para como o EA Sports FC 24 se estabelece após o legado de décadas de jogos da série FIFA.
O Gameplay
Como sempre, o ponto de maior importância em jogos de futebol é o gameplay. Afinal de contas, é ele que comanda o que acontece em cada interação nossa com o que rola na tela. E o EA Sports FC 24 traz algumas inovações importantes para esse quesito.
A trinca de novas ferramentas, formada pela HyperMotionV, PlayStyles e a Frostbite atualizada, prometia uma versão mais realista da simulação que vemos no game, e, de fato, trazem um upgrade em relação ao que tínhamos na época do FIFA. Vindo de centenas de horas de jogo no game do ano passado, posso afirmar com tranquilidade que a jogabilidade está diferente, e para o lado bom da coisa.
O que mais me chamou a atenção é a grande variedade de animações novas, que vêm criando jogadas muito mais únicas em lances diferentes das partidas. Uma batida na bola varia bastante de acordo com a posição do jogador, da pressão do adversário, e da qualidade de cada atleta.
O que me leva direto a um ponto que tem um impacto bem grande no gameplay do EA Sports FC 24. Os PlayStyles realmente trazem uma forma nova, mais bem definida, de separar o joio do trigo. Estamos falando de categorias de habilidades, em formas básicas e premium, atribuídas de acordo com as capacidades de cada jogador.
Messi, por exemplo, carrega a bola com mais velocidade e controle do que um atleta sem esse recurso. O mesmo vale para uma finalização colocada, ou uma cavadinha, na frente do goleiro.
Mas é claro que existem algumas ressalvas aqui. Apesar de não acontecerem com muita frequência, fui impactado por bugs e problemas técnicos com o gameplay de EA Sports FC 24. Mesmo com os elogios às animações que fiz anteriormente, é preciso falar que existe um problema pontual com a escolha feita pela IA do jogo na hora de alguns chutes, e, principalmente, nas intervenções dos goleiros.
Finalizações que deveriam ser feitas com a parte interna do pé, acabam, às vezes, saindo em um movimento estranho, como se o jogador estivesse chutando de bico, mas não exatamente assim. Enquanto, no lado dos goleiros, vemos defesaças monumentais em um lance e frangos inacreditáveis no seguinte, com a bola passando sem motivo pelo arqueiro, no meio do gol. Acredito que um bom patch de correções pode resolver essas questões.
Por fim, duas boas novidades que o EA Sports FC 24 traz em gameplay estão em um novo tipo de passe e de controle de bola, mas que exigem muita prática para uma execução perfeita.
O Passe Preciso é uma mecânica avançada, ativada com o R1 (ou R2, caso você corra no R1) pressionado em conjunto com o botão de bola enfiada. É gerada uma linha no campo, que indica de maneira mais acurada a intenção daquele passe. Para jogadores com atributos mais altos, e, principalmente, com PlayStyles dessa categoria, isso vai mudar a forma com a qual enxergamos as jogadas ofensivas.
Já o Pique Controlado traz ainda mais precisão para o jogador carregar a bola em maior velocidade. É um meio termo entre o caminhar comum e a corrida em velocidade máxima. O recurso é ativado simplesmente segurando o R1 (ou R2, caso você corra no R1) e você já percebe uma movimentação diferenciada.
Jogadores com o PlayStyle de Técnica, como Lionel Messi e Jamal Musiala, ficam absurdos com essa mecânica.
Gráficos e Som
A apresentação do EA Sports FC 24 merece um destaque à parte. Os jogadores e estádios estão muito bonitos, recriados de maneira bastante fiel. A nova versão da Frostbite traz gráficos insanos, com cobertura de momentos dentro e fora de campo.
Isso, inclusive, adiciona uma camada extra de imersão, ao mostrar, nos intervalos das partidas, cenas dos vestiários, com os jogadores interagindo e o treinador passando instruções. Pequenos detalhes que acabam gerando mais realismo.
Com a bola rolando, as intervenções de transmissão trazem elementos estatísticos para cada partida, seja mostrando quais atletas estão mais cansados, a eficiência das últimas finalizações ou outros dados que ajudam a ilustrar ainda melhor o que aconteceu até aquele momento.
Mas a principal novidade está na câmera do EA Sports FC 24, que chega com um novo estilo padrão, feito de acordo com o feedback de jogadores ao longo dos anos. A princípio achei pouco eficaz, mas após alguns jogos, já me acostumei, e confesso que gostei da mudança.
É um estilo mais “transmissão de TV”, e acho que até me ajudou a finalizar melhor de locais com menos ângulo, mais próximos à linha de fundo. Vale o teste e a persistência se o primeiro contato não for dos mais positivos.
Além disso, um outro pequeno detalhe que traz bastante imersão e diversão às partidas é a câmera em primeira pessoa nos árbitros e árbitras do EA Sports FC 24. Em algumas faltas, vemos um ponto de vista do próprio juizão, que aplica um cartão amarelo ou vermelho nos jogadores.
É muito legal ver a reação dos atletas com a punição, e, claro, dar aquela xingada básica quando alguém do nosso time é expulso.
Fechando a parte visual, os novos menus do EA Sports FC 24 chegam para simplificar a navegação entre partidas. Eles realmente conseguem entregar uma experiência mais refinada e menos poluída da tela. Gostei bastante do formato, mas alguns pequenos bugs de travamento vêm acontecendo. Mais um ponto de atenção para os desenvolvedores em um futuro patch.
Falando da parte de som, uma nova equipe de narração, em inglês, foi adicionada ao jogo. Além de Derek Rae e Stewart Robson, que já estavam presentes no FIFA 23, Guy Mowbray e Sue Smith oferecem um novo conjunto de comentários para as partidas. No Brasil, Gustavo Villani e Caio Ribeiro seguem no comando, com algumas novas gravações em relação ao último jogo.
Em relação à atmosfera dos estádios, não senti muita diferença daquilo que já tínhamos. As torcidas cantam e pressionam do mesmo que jeito que faziam no FIFA 23. Nem melhor, nem pior e nem diferente.
Já a trilha sonora, como sempre, traz uma variedade imensa de estilos de músicas, com mais de 100 artistas, como Rolling Stones, Skrillex e Major Lazer. Muito em breve já estarei cantarolando pela casa uma ou outra da lista.
Modos de jogo
No EA Sports FC 24 não temos um novo e impactante modo de jogo, mas boas e importantes atualizações para alguns deles. Começando pelo mais popular, e o meu favorito, o Ultimate Team está repleto de novos recursos, que entregam uma experiência mais amigável e divertida para os jogadores.
O principal deles é o Evoluções, mecânica que dá ao jogador a possibilidade de realizar objetivos específicos para conseguir os mais variados upgrades para uma carta. A novidade já se mostrou extremamente divertida e útil, e promete entregar cada vez mais durante a temporada.
Um exemplo simples e rápido, com o tempo que tive de jogo, foi poder pegar o italiano Giorgio Chiellini, um jogador reconhecidamente lento, e, em apenas alguns jogos, fazendo tarefas simples, aplicar uma melhoria de quase 20 pontos do ritmo do zagueiro que, instantaneamente, assumiu a titularidade no meu time. A EA já disse que o Evoluções poderá ser aplicado a todos os tipos de cartas, incluindo os Ícones, então fico muito empolgado com o futuro do recurso.
O Evoluções também se integra com os PlayStyles, já que pode oferecer, em determinados upgrades, a adição ou até mesmo a melhoria de alguma dessas características especiais das cartas. As possibilidades aqui são praticamente infinitas.
Um outro ponto extremamente impactante dentro do Ultimate Team do EA Sports FC 24 é o fim da necessidade do uso de uma carta específica para alterar o posicionamento de um jogador em campo. Agora, caso uma carta possua posições secundárias, basta colocá-la no lugar desejado, e pronto! Sem drama, sem dificuldade. Isso aumentou consideravelmente os meus testes de formações no elenco.
Por fim, mas nem um pouco menos importante, é a introdução das mulheres no Ultimate Team. Agora é possível montar equipes mistas, o que dá ainda mais variedade de opções para montar um time. As cartas femininas linkam com as masculinas por país ou clube, além de terem entrosamento natural, entre si, também com as ligas onde jogam.
Eu curti bastante a novidade, principalmente pelo aumento do acervo de atletas ao meu dispor. Já estou juntando minhas suadas moedinhas para comprar a craque Alexia Putellas.
No Pro Clubs, o maior destaque está no crossplay. Ainda que não tenha o apelo do Ultimate Team, ele vem ganhando cada vez mais força dentro da comunidade, principalmente com grandes streamers, como Casimiro, fazendo lives jogando o modo.
Além do crossplay, o Pro Clubs do EA Sports FC 24 introduz um novo sistema de temporadas, trazendo mais profundidade e competitividade para o modo. Isso promete um comprometimento bem maior dos jogadores, além, é claro, de recompensas bem melhores para quem jogar. Se precisarem de um camisa 10 clássico, canhoto habilidoso, no pique Paulo Henrique Ganso, me chamem.
Fechando a trinca dos modos mais relevantes, o Carreira do EA Sports FC 24 é mais do mesmo. Apesar das novidades gráficas do jogo, não senti um impacto muito grande, ao ponto de me fazer trocar o Ultimate Team pela experiência offline.
Conclusão
Entrando nos acréscimos, vejo a primeira temporada do EA Sports FC 24, sem a parceria com a FIFA, com um saldo extremamente positivo, digna de levar para casa o Ballon D’or.
O simulador entrega uma experiência refinada em relação ao jogo do ano passado, com gameplay divertido e repleto de novidades, uma apresentação gráfica muito boa, e novidades interessantes dentro de alguns dos modos mais populares do game.
Alguns bugs e probleminhas técnicos precisam ser rapidamente corrigidos pela EA para que os jogadores tenham, de fato, uma versão quase perfeita daquilo que um simulador de futebol deve ser. E, para os concorrentes, só posso dizer uma coisa: segue o líder!