PS5 Pro seria uma máquina mais potente e com um ray tracing melhor
Segundo informações do site The Verge, a Sony estaria começando a se movimentar para garantir que os próximos jogos lançados estejam compatíveis com o PS5 Pro. O site conseguiu a lista com todas as especificações do console, que terá uma GPU muito mais potente do que a versão base.
Os jogos viriam com um selo chamado de “Trinity Enhanced” (PS5 Pro Enhanced), e o foco da Sony seria lançar um console que conseguiria renderizar jogos com o ray tracing ativado ou atingir maiores resoluções e taxas de quadro em certos jogos, que receberiam o selo.
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A Sony espera que a renderização da GPU do PS5 Pro “seja 45% mais rápida que um PS5 padrão,” segundo um documento que destaca o console. A GPU da versão Pro também será maior e usará um sistema de memória mais rápido para auxiliar a melhorar o ray tracing nos jogos.
“Trinity é uma versão de alta qualidade do PlayStation 5,” diz um documento, com a Sony indicando que continuará a vender o PS5 padrão após o lançamento deste novo modelo. A Sony espera que os desenvolvedores de jogos tenham um único pacote que suporte tanto os consoles PS5 quanto PS5 Pro, com jogos existentes podendo ser atualizados para melhor desempenho.
Enquanto a GPU será melhorada, a CPU deve se manter a mesma do PS5 base, mas com um novo modo que irá aumentar a frequência do processador. “Trinity possui um modo que alcança uma frequência de CPU de 3,85GHz,” afirma a Sony em um documento para desenvolvedores. Isso é cerca de 10% a mais do que o PS5 regular. A Sony oferecerá aos desenvolvedores a opção de escolher entre um “modo padrão” a 3,5GHz ou o “modo de alta frequência de CPU” a 3,85GHz.
O modo padrão operaria da mesma forma do PS5 padrão, mas no modo de alta frequência, mais energia é alocada para o processador, diminuindo um pouco a potência da GPU. A placa gráfica receberia uma diminuição de 1.5% nesse modo, o que resultaria em um desempenho de 1% a menos, segundo a Sony.
Quanto ao armazenamento, o console subirá para 576 GB no PS5 Pro, com um aumento de 28%. Os desenvolvedores também terão mais acesso à memória geral do sistema. Os jogos poderão usar um adicional de 1,2 GB de memória do sistema no PS5 Pro, totalizando 13,7 GB, em comparação com os 12,5 GB alocados para jogos no PS5 padrão.
O aumento na velocidade da memória e alocações podem ser úteis para o novo PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), que seria uma resposta da Sony ao upscalling oferecido pelo Nvidia DLSS ou AMD FSR, para aumentar a taxa de quadros e qualidade de imagem no console.
A Sony desenvolveu uma “arquitetura personalizada para aprendizado de máquina” no PS5 Pro, que suporta 300TOPS de computação de 8 bits. A Sony observa que “os inputs são bastante semelhantes ao DLSS ou FSR” e que o suporte HDR completo está incluído. Esse suporte requer cerca de 250 MB de memória, razão pela qual as alocações de memória no PS5 Pro devem ajudar nesse aspecto. A Sony diz ter cerca de 2ms de latência envolvidos no escalonamento de uma imagem 1080p para 4K e que a empresa está trabalhando para suportar resoluções de até 8K e até mesmo melhorar a latência no futuro.
Caso os desenvolvedores deixem os jogos prontos a tempo, o PS5 Pro deve ser lançado durante o período do Natal, mostrando que o planejamento da empresa segue o mesmo que foi feito com o PS4, lançando primeiro uma versão Slim, para depois lançar um console mais robusto.
Confira abaixo as especificações do PS5 Pro:
- PlayStation 5 Standard — RDNA 1 e 2
- PlayStation 5 Pro — RDNA 3 e 4 híbrido — 3,5 Ghz (modo padrão) 3,85 Ghz (modo de alta frequência) (10% a mais que o PS5 Normal)
- 16 GB de memória GDDR6
- PlayStation 5 standard — 448 GB/s (14 GT/s)
- PlayStation 5 Pro — 576 GB/s (18GT/s) — Um aumento de 28% em relação ao modelo atual.
- 45% mais rápida do que o PlayStation 5 Standard
- Raytracing 2 a 3 vezes (4 vezes superior em alguns casos)
- 33,5 Teraflops
- Recurso à tecnologia de upscaling/antialiasing PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution Upscaling)
- Arquitetura personalizada de aprendizagem automática
- Acelerador de IA, com suporte para 300 TOPS de computação de 8 bits / 67 TFLOPS de vírgula flutuante de 16 bits.
- 30 WGPs executando shaders transversais BVH8 especializados, atualmente o PlayStation 5 standard conta com 18 WGPs excutando shaders transversais BVH4.
Com informações de: The Verge
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