Valorant no console é uma adaptação sólida da versão de PC
O beta limitado de Valorant nos consoles trouxe aquela que provavelmente deve ser a versão definitiva — por enquanto — do FPS da Riot Games no PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Contudo, ainda existem algumas coisas que podem melhorar na nova versão do jogo.
Uma transposição honesta de jogabilidade, mas falta usabilidade
Uma das coisas que mais me chamou atenção, é que a versão de Valorant nos consoles consegue, em todas as limitações possíveis de estar em um mouse e teclado, entregar uma experiência próxima do que vemos no PC. Não é uma jogabilidade que vai ser tão fluída quanto aquela que vemos ao jogar no computador, mas pelo menos, não é tão limitador quanto poderia ser.
O principal problema, para mim pelo menos, é a falta de explicação de algumas funções no jogo. A grande diferença, por exemplo, entre o console e o PC, é o sistema de foco, que faz com que a sensibilidade da arma seja diminuído bastante e não utiliza o Aiming Down Sights (ADS) de primeira, o que pode confundir muito, já que o jogo não ensina isso no tutorial, o que me fez ir até a opção dos controles para ver onde estava, e aí sim, conseguir mirar direito.
O modo de foco é interessante principalmente para trocas de curta ou média distância, ou com pistolas, de resto, ADS continua sendo a mecânica mais precisa para atirar de longe. Outra coisa que acabou me incomodando, é a falta de comunicação.
Como no console é difícil de ter alguém sempre com o microfone aberto, algumas partidas a troca de informação vai se limitar aos pings, que também não são lá de muita ajuda, mas quebram um galho muito necessário.
É raro também ver os jogadores utilizando pings, porque, bem, não é mostrado como se faz isso no tutorial. Eu mesmo tive que entender como fazer isso abrindo a parte de controles e descobrindo como que funcionava o ping indo na área de treino.
Não custava nada ensinar mais coisas além do básico no primeiro tutorial da versão de console, ajudaria bastante até mesmo para quem nunca teve contado com Valorant, saber como funciona.
Uma opção sólida para quem não tem um PC
Se você é daqueles que não gosta de jogar no PC e se interessou por Valorant, e pode ficar tranquilo que essa versão é bem competente em mostrar como o jogo funciona, e também transportar a jogabilidade disponível para os consoles.
É claro, que assim como em caso de jogos como Overwatch 2, o ritmo do jogo é diferente, os combates não são tão dinâmicos e as coisas podem ser um pouco paradas. Contudo, essa parte não tem como mudar muito, visto que são mundos diferentes e o controle não terá tanta precisão quanto no mouse e teclado. E está tudo bem, visto que uma das minhas maiores preocupações quando fui experimentar o beta, era se ele conseguiria tornar agradável o uso do controle.
Existem algumas coisas que podem melhorar, como, por exemplo, para se mover mais lentamente, é preciso mover o analógico levemente, algo que para um controle que já tenha sido muito usado, será difícil de ter tanta precisão. Talvez com uma forma melhor ou apertando um botão para ativar o modo mais lento de andar, fique mais fácil de fazer as coisas.
Em comparações com outros jogos como Overwatch 2, Apex Legends, Call of Duty e outros, ter uma opção gratuita para jogar e, além disso, competitiva, ajuda bastante a quem gostar de trocar tiro de forma mais competitiva, a ter uma diversão sólida e muito competente nos consoles.
Como boa parte dos concorrentes que Valorant pode ter no console, cada um possui uma particularidade diferente, a chance é grande para o jogo deslanchar e conseguir abocanhar uma nova parcela de usuários para a versão de PlayStation 5 e Xbox Series X/S.
Caso a empresa melhore a comunicação e a interface do título nos consoles, existem grandes chances de Valorant conseguir causar o mesmo impacto que tem no PC. Basta a Riot ter carinho com o produto.
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