Hideki Kamiya comentou que ficou decepcionado com o time de Okami
Na série de vídeos comandada por Ikumi Nakamura no canal do YouTube do estúdio UNSEEN, a artista recebeu o lendário diretor Hideki Kamiya para uma conversa sobre o trabalho do desenvolvedor com jogos como Bayonetta e Okami, chegando a comentar sobre um caso em que Kamiya teria dito que o time do título do Clover Studio era fraco.
Nakamura relembra o momento no vídeo, comentando que em uma festa no final do desenvolvimento do jogo, Kamiya comentou enquanto estava alcoolizado “Esse time é o pior!”, coisa que o diretor brinca não ter lembrado de ter acontecido, mas depois explicou a situação.
“Okami era para ser o título de assinatura do Clover Studio”, explicou Kamiya. “Por isso eu queria criar um Dream Team. Era para ser um time dos sonhos, com os melhores desenvolvedores de cada função”, o diretor continuou.
“Esse era o plano, mas no final, não todo mundo, mas o time na totalidade, era francamente fraco”, explicou Kamiya, que ainda deu motivos para essa afirmação. “Existia um grande contraste no time. Existem certas pessoas que sem elas, não existiram Okami. Esses membros brilharam bastante, alguns deles um pouco mais, até mais do que aqueles que eu havia trabalhado anteriormente”, Kamiya continua, comentando quem eram esses desenvolvedores.
“Você [Ikumi Nakamura], era uma deles, Naoki Katakai, Keniichirou Yoshimura, Sawaki Takeyasu, Mari Shimazaki, Hiroshi Yamaguchi. Sou muito grato, mas na totalidade, não era um tiem dos sonhos. Quando eu penso nos times de Viewtiful Joe e DMC, a paixão de todos era alta, no caso de Okami, existia uma grande diferença”, Nakamura chega a concordar com Kamiya, explicando que havia notado isso, mesmo sendo uma novata no mundo dos jogos.
Kamiya ainda brinca que achava que deveriam retirar essa cena do vídeo. “Porque todos os usuários que jogaram e amam Okami, provavelmente pensam que tinha uma grande equipe por trás de tudo, mas, na verdade, não é esse o caso”, brincou o diretor.
Além disso, Hideki Kamiya comentou que no começo, eles estavam perdidos na proposta do jogo, e que depois de uma reunião de três dias, decidiram refazer Okami inteiro, explicando que a mecânica do pincel celestial salvou o conceito do título.
Kamiya ainda comenta que antes do pincel celestial, recurso usado para resolver quebra-cabeças no jogo, Okami tinha várias páginas quanto a proposta do que seria o título, e eles tinham certeza de que não seria algo divertido de jogar. Contudo, depois que essa ideia surgiu, as coisas fluíram de forma mais rápida.
Nakamura ainda comenta que ela chegou a estar no estúdio durante essa reunião de três dias, e que por ser uma novata no projeto, não poderia estar presente na sala, mas que continuou trabalhando enquanto observava a conversa de longe, e disse que chegou a ficar aliviada por Kamiya ao perceber que a conversa havia tomado um rumo mais amigável.
Sobre Okami
Okami é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Clover Studio e lançado pela Capcom. Lançado originalmente em 2006 para PlayStation 2, o jogo é ambientado em uma versão estilizada do Japão feudal e segue a história de Amaterasu, a deusa do sol, que assume a forma de um lobo branco para salvar o mundo das trevas.
Utilizando um estilo de arte inspirado em pinturas tradicionais japonesas e jogabilidade centrada no uso do “Pincel Celestial” para interagir com o ambiente e combater inimigos, Okami recebeu aclamação crítica por sua estética única, narrativa envolvente e mecânicas inovadoras. O jogo foi posteriormente relançado para várias plataformas, incluindo PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.
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Com informações de: Nintendo Life
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