Possível controle de PlayStation pode mudar de consistência e temperatura
Um documento de patente publicado recentemente indica que a Sony está interessada em fazer mais experimentos com o tato nos seus próximos controles de PlayStation. Um futuro DualSense poderia, por exemplo, mudar de consistência, ficando mais maleável, ou até mesmo mudar de temperatura, esquentando nas mãos.
A patente dá detalhes de como isso pode funcionar na prática. Um componente do controle seria fabricado com material mais flexível do que o plástico convencional, adicionando a possibilidade de uma mudança de formato. Nada tão impressionante quanto um carro se transformando em um robô gigante, no entanto. A parte mais elástica do controle seria para receber e medir outros tipos de input do jogador.
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O material elástico do controle pode reconhecer toque, força, velocidade e até identificar se o controle está sendo beliscado. Só resta saber em que contexto de jogo alguém beliscaria o próprio controle. Um jogo sobre espremer espinhas para o PlayStation 5, talvez? Existe público pra isso. Ele também pode mudar de consistência e temperatura de acordo com o toque, o que deve render todo tipo de piadinha sugestiva em um futuro próximo.
Talvez o aspecto que mais chame atenção seja a possibilidade do controle esquentar de acordo com as circunstâncias. A possibilidade mais óbvia aí seria fazer o controle ganhar temperatura quando recebemos um golpe de fogo ou quando estamos perto de morrer, indicando urgência. Parece algo que me faria jogar mais videogame no inverno, porque ninguém merece apertar botões usando luvas.
O fato desse registro de patente existir não é garantia de que essas ideias irão mesmo adiante, e não serve como confirmação de que esse controle será de fato lançado. Mas ele é a prova de que a Sony segue interessada em tecnologias hápticas (que exploram o sentido do tato), algo que podemos notar até no nome do controle do PlayStation 5, “DualSense”.
Por mais estranha que a ideia pareça a princípio, talvez se torne até lugar comum no futuro. Porque também foi bem estranho quando, nos anos 90, começaram a surgir notícias sobre um dispositivo que faria o controle vibrar na sua mão. Esse conceito acabou virando o Rumble Pack de Nintendo 64, lançado junto com Star Fox 64 em 1997. Era opcional e experimental, mas hoje em dia nenhuma fabricante de console se atreveria a lançar um controle sem vibração.
No futuro poderemos beliscar controles até esquentarem nossas mãos no inverno? Só o tempo dirá
Com informações de: Kotaku
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