Lançamento de Baldur’s Gate 3 derrubou alguns servidores da Steam
O lançamento de um jogo é sempre especial. Não obstante se estivermos falando de um novo Zelda, ou do mais simples dos indies. É um período importante não só para os estúdios, mas principalmente para os jogadores, que aguardam, por muitas vezes, anos para finalmente botarem as mãos em um game. E a chegada de Baldur’s Gate 3 evidenciou um problema não tão comum, mas, ainda assim, extremamente tóxico da indústria.
Leia mais:
- Baldur’s Gate 3: Larian Studios quer se manter independente
- Dave the Diver precisa chegar logo aos consoles
- Path of Exile 2 está aprendendo com os erros de Diablo IV
O lançamento de Baldur’s Gate 3, nesta quinta-feira (03), afetou bastante os servidores da Steam, e muitos usuários ao redor do planeta reportaram dificuldades técnicas na plataforma, com direito a problemas de conexão, e tempos estimados de download que variavam entre seis horas e seis meses. Estamos falando de um dos jogos mais aguardados do ano, cujo tamanho no PC supera os 120GB, e que não ofereceu aos jogadores a possibilidade de um pré-carregamento do game.
Mais do que isso, Baldur’s Gate 3 ficou anos em acesso antecipado, e a Larian Studios, por algum motivo, fez com que a versão final do game não aproveitasse nenhum arquivo do early access. Ou seja, quem testou o jogo e resolveu comprá-lo, passou duas vezes pelo transtorno de baixar mais de 120GB de conteúdo. Com o aditivo dos problemas técnicos da Steam desta vez.
Toda esta situação traz à tona um reforço na necessidade de os estúdios sempre disponibilizarem um pré-download dos jogos. Seja por motivos de tamanho, já que nem todo mundo possui uma internet capaz de baixar, por exemplo, 120GB de dados, em alta velocidade, seja por questões de limite de banda ou até mesmo para suavizar o processo para os próprios servidores.
Assim, nenhum jogo passará por erros graves como o de Baldur’s Gate 3 na Steam, e os jogadores que investirem tempo e dinheiro nos projetos dos estúdios, não se sentirão lesados e injustiçados com tais problemas, principalmente porque não foi um caso absolutamente global, e alguns grupos específicos baixaram o game sem problemas.
A Larian Studios terá a chance de não errar novamente quando Baldur’s Gate 3 for lançado para PlayStation 5 em 6 de setembro. Espero que até lá, o estúdio se organize para fornecer o pré-download para os fãs que escolheram jogar no console da Sony.