Seguindo com uma tradição já firmada com o público brasileiro, a Pesquisa Game Brasil 2024 chegou trazendo uma nova leva de informações interessantes sobre o público gamer e entusiasta do nosso país.
A edição deste ano destaca uma informação importante por parte do público brasileiro. Agora, os games são considerados com uma das principais fontes de entretenimento do dia a dia – ao todo, 85,4% dos entrevistados consideram que jogos eletrônicos são uma das suas principais formas de diversão.
A Pesquisa Game Brasil 2024 entrevistou 13.360 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, durante os meses de dezembro e janeiro deste ano. O estudo é desenvolvido pelo SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM.
Outro dado interessante revelado é que 73,9% da população no Brasil afirma jogar algum tipo de jogo digital. Um aumento de 3,8 pontos percentuais em relação à 2023.
“Cada vez mais os games tem um papel importante no dia a dia do jogador brasileiro, se consolidando como uma plataforma de diversão, motivação, socialização e identidade.”, afirma Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM.
Diversidade presente no cenário gamer brasileiro
Segundo os pesquisadores, as mulheres têm sido dominantes no consumo de jogos eletrônicos no Brasil. Principalmente devido à presença significativa nos smartphones no cotidiano.
A Pesquisa Game Brasil do ano passado trouxe dados que traziam os homens como maior público consumir em 2023 com 53,8%. Porém, este ano o “jogo virou”, com 50,9% do público sendo feminino e 49,1% masculino.
“O retrato dos jogadores de jogos digitais está cada vez mais em linha com o censo demográfico e socioeconômico do Brasil. A presença das mulheres liderando o consumo, a representatividade de pretos e pardos dentro do mercado de jogos digitais e com a ascensão de classes sociais com menor poder aquisitivo tendo o smartphone como plataforma.”, afirma Camargo
A pesquisa também confirma o envelhecimento do público gamer. As faixas etárias mais representadas são de 30 a 34 anos, com 16,2%; e de 35 a 39 anos, com 16,9%. Em contraste, os públicos mais jovens apresentam uma participação menor, com 14,6% para a faixa dos 20 a 24 anos e os mesmos 14,6% para a faixa dos 25 a 29 anos.
A faixa etária mais jovem, de 20 a 24 anos, teve uma diminuição de 0,5 pontos percentuais, e a de 25 a 29 anos teve uma diminuição de 1,6 pontos percentuais em comparação com a pesquisa de 2023.
Em relação à etnia dos gamers brasileiros, a pesquisa aponta que a maioria é de origem negra (52,3%), quando se somam aqueles que se identificam como pretos (11,2%) ou pardos (41,2%), enquanto pessoas que se declaram brancas representam 44,6% dos jogadores de jogos eletrônicos no Brasil.
Quanto à classe social, a PGB 2024 revela que a maioria dos gamers brasileiros ainda pertence à classe média (B2, C1 e C2), totalizando 64,8%. A classe média-alta (B1) representa 11,6% do público; a classe alta (A) representa 15,8%; e a base da pirâmide (classes D e E) representa 7,8%.
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A Pesquisa Game Brasil confirma o smartphone como a plataforma favorita dos brasileiros
A Pesquisa Game Brasil 2024 também confirmou a preferência do público brasileiros pelos smartphones como principal plataforma de entretenimento com jogos.
Os aparelhos móveis seguem como plataforma favorita para jogar, com 48,8% de preferência. Computadores e consoles aparecem na sequência, com 22,6% e 21,7%, respectivamente.
Em comparação com o ano anterior, houve uma queda de 2,9 pontos percentuais (51,7%), mas a diferença para os outros meios de jogo ainda é significativa.
Segundo Carlos Silva, sócio da Go Gamers e um dos responsáveis pela Pesquisa Game Brasil, a busca pela praticidade e conveniência é o que gera a preferência pelos smartphones.
“Os jogadores de consoles tendem a buscar uma experiência mais social, valorizando a interação com comunidades online, além de terem um apego à nostalgia. Por outro lado, os jogadores de computador buscam uma experiência mais imersiva, têm preferência por grandes franquias, gostam de explorar uma variedade de jogos e se assumem como gamers. Por fim, os jogadores de dispositivos móveis valorizam a conveniência, a acessibilidade e preferem jogos mais casuais. Eles tendem a se engajar menos com a comunidade de jogadores”.
A identidade gamer dos brasileiros
A pesquisa também mostrou que o público do nosso país também se identifica com um grupo específico. Na verdade, com clãs, times ou guildas de diversos jogos ou marcas específicas.
Os dados mostram que pelo menos 70,8% dos jogadores mostram com orgulho o nome das equipes que participam ou torcem.
Os games online também tiveram um grande impacto na pesquisa. Assim, 82,4% já fizeram amizade com alguém durante uma partida na internet e 71% dizem se sentir mais motivados a ganhar quando a disputa é contra outra pessoa.
“Percebemos que os games têm aparecido com maior frequência no cotidiano do brasileiro e isso mostra o grande impacto que os jogos digitais têm na vida dos jogadores. As pessoas têm feito amizades e construído uma identidade da qual elas se orgulham.” diz Mauro Berimbau, Consultor da Go Gamers e professor da ESPM.
A identidade gamer também atravessa gerações. A Pesquisa Game Brasil também revelou que, dos pais entrevistados, pelo menos 82,8% afirmam que seus filhos costumam jogar jogos digitais.
“As crianças não estão sozinhas no seu momento de diversão. Os pais se dizem envolvidos com os jogos dos filhos, com 73,4% jogando com eles. Isso pode ser visto como um indicativo positivo da interação familiar em torno dos games. No entanto, 53,5% dos pais têm ressalvas sobre os filhos jogando jogos eletrônicos, o que pode sinalizar preocupações com o tempo de tela ou o conteúdo dos jogos”, afirma Mauro Berimbau, Consultor da Go Gamers e professor da ESPM.
Então é isso. A edição deste ano mostrou muito sobre o público gamer do Brasil, em seus diferentes níveis. É muito interessante observar as mudanças graduais ano após anos. Agora, a identidade gamer do brasileiro está mais forte do que nunca, para nossa alegria.
* Com informações da PGB 2024
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