Steam é comandada por menos de 80 funcionários
Novas informações sobre a estrutura, práticas de emprego e número de funcionários da Valve foram reveladas como parte de um processo antitruste contra a Steam. Durante a análise dos documentos apresentados no processo movido pela Wolfire contra a Valve, Pavel Djundik, do SteamDB, descobriu dados importantes, incluindo a contagem de funcionários, salários, margens brutas e comissões da empresa entre 2009 e 2021.
Em 2015, a operação do Steam da Valve empregava 142 pessoas, mas esse número caiu para apenas 79 em 2021, apesar de quase 10.000 jogos terem sido lançados na plataforma nesse mesmo ano. Com todos os funcionários combinados nas áreas de hardware, Steam, desenvolvimento de jogos e administração (41, 79, 181 e 35 funcionários, respectivamente), a Valve empregava apenas 336 pessoas em 2021.
No auge, em 2016, a Valve contava com 371 funcionários. Vale destacar que esses funcionários da Steam podem ser divididos em vários setores, incluindo operações técnicas, interface de usuário (UI), redes, vendas e compras, gerenciamento de provedores, segurança, experiência do cliente (CX) e integração de novos funcionários (onboarding).
A maior parte da folha de pagamento da Valve sempre foi dedicada as funções de desenvolvimento de jogos. Embora a Valve gere cerca de US$ 6,5 bilhões por ano, comparável aos US$ 7,5 bilhões da EA, a EA emprega mais de 13.000 pessoas.
Desde 2017, os custos de pessoal da Valve têm se mantido relativamente estáveis, com valores ajustados pela inflação indicando um gasto anual entre US$ 425 milhões e US$ 450 milhões.
Leia mais
- EVO 2024 | Jogos de Luta estão com descontos de até 90% no Steam; confira
- Chained Together vira sensação no Steam; conheça o jogo
- Valve lança novo jogo de luta dentro de Dota 2
Com informações de: Insider Gaming e Games Industry.biz
A Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: Twitter, YouTube, Instagram, Tik Tok, Facebook e Kwai.