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Steam começará a aceitar a grande maioria de jogos que usam IA, mas apenas os que explicitarem o uso

A Valve mudou as políticas da Steam para aceitar uso de IA, mas com concessões A Valve anunciou uma nova...

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A Valve mudou as políticas da Steam para aceitar uso de IA, mas com concessões

A Valve anunciou uma nova política para os lançamentos da Steam que usam IA. Agora, desenvolvedores precisam revelar como estão utilizando as ferramentas de IA nas páginas dos jogos, incluindo as formas de proteção da empresa para conteúdos gerados ao vivo que podem infringir copyright.

A empresa também anunciou que criou uma forma dos jogadores reportarem caso algum jogo não cumpra com as normas da plataforma. A Valve disse que esses ajustes vão permitir que a loja digital lance a grande maioria dos jogos que usam IA, com a exceção de títulos adultos que usam conteúdos gerados ao vivo.

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A Valve tem estado em consideração sobre a aceitação de jogos que recorrem às mais recentes ferramentas generativas há algum tempo. Em junho passado, a empresa expressou o desejo de “incentivar a inovação” nesse campo, mas salientou as dificuldades em avaliar se os desenvolvedores possuem ou não os direitos sobre imagens, textos e músicas gerados por ferramentas “treinadas” em outras mídias.

“Estamos cientes de que se trata de uma tecnologia em constante evolução, e nosso objetivo é promover, e não desencorajar, seu uso no Steam. Estamos trabalhando para integrar essa tecnologia em nossas políticas de revisão já existentes. Em termos simples, nosso processo de revisão reflete as atuais leis de direitos autorais e políticas, não uma camada adicional de nossa opinião. Conforme essas leis e políticas evoluem, também evoluirá nosso processo.”

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Apesar de a Valve ainda considerar o desenvolvimento de jogos baseados em IA como um “ambiente em rápida evolução e legalmente obscuro”, eles finalmente formularam um conjunto de políticas para o assunto. A empresa adicionou uma “seção de divulgação de IA” ao questionário de conteúdo que os desenvolvedores preenchem ao enviar seus jogos para publicação, “onde é necessário descrever como a IA é utilizada no desenvolvimento e execução do jogo”. Isso categoriza o uso de IA em títulos em duas amplas categorias:

Pré-Gerado: Qualquer tipo de conteúdo (arte/código/áudio/etc.) criado com a ajuda de ferramentas de IA durante o desenvolvimento. Nos termos do Acordo de Distribuição do Steam, você promete à Valve que seu jogo não incluirá conteúdo ilegal ou infrator e que seu jogo será consistente com seus materiais de marketing. Em nossa revisão pré-lançamento, avaliaremos a produção de conteúdo gerado por IA em seu jogo da mesma forma que avaliamos todo o conteúdo não gerado por IA – incluindo uma verificação de que seu jogo atende a essas promessas.

Gerado ao Vivo: Qualquer tipo de conteúdo criado com a ajuda de ferramentas de IA enquanto o jogo está em execução. Além de seguir as mesmas regras do conteúdo Pré-Gerado por IA, isso vem com um requisito adicional: no questionário de conteúdo, você precisará nos informar que tipo de restrições você está impondo à sua IA para garantir que ela não esteja gerando conteúdo ilegal.

A Valve planeja incluir “grande parte” dessa divulgação na página da loja Steam caso aceite o jogo em questão. Em relação ao sistema de relato do jogador, será possível enviar um relatório usando a sobreposição do Steam durante o jogo caso algo ilegal seja identificado.

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“A decisão de hoje é resultado do aprimoramento de nossa compreensão do cenário e dos riscos neste espaço, juntamente com conversas com desenvolvedores de jogos que utilizam IA e aqueles que desenvolvem ferramentas de IA”, continua a Valve. “Isso nos permitirá ser mais receptivos ao lançamento de jogos que empregam tecnologia de IA no Steam. A única exceção será o Conteúdo Sexualmente Explícito para Adultos gerado ao vivo por IA — não podemos lançar esse tipo de conteúdo no momento”.

“Levamos um tempo para chegar a essa conclusão, e lamentamos que isso tenha tornado a tomada de decisões mais difícil para alguns desenvolvedores em relação a seus jogos. No entanto, acreditamos que não servimos aos nossos jogadores ou parceiros desenvolvedores ao tomar decisões apressadas que envolvem tanta complexidade. Continuaremos aprendendo com os jogos enviados ao Steam e com os avanços legais relacionados à IA, e revisaremos essa decisão quando necessário”, finaliza o comunicado.

Com informações de: Rock Paper Shotgun


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