Comentário sobre Starfield mostra que Todd Howard ainda não voltou para a Terra
Starfield, o aguardado novo RPG da Bethesda, finalmente foi disponibilizado para todo o público na última quarta-feira (6). Mas, apesar do longo tempo de desenvolvimento, muitos jogadores têm enfrentado problemas de desempenho com o game.
Todd Howard, diretor de Starfield e figura icônica da Bethesda, comentou o assunto em entrevista recente à Bloomberg Technology. E a resposta do produtor foi, no mínimo, controversa.
Leia mais:
- Mortal Kombat 1 mostra Van Damme como Johnny Cage
- Nintendo Switch 2 pode ter sido exibido na Gamescom 2023
- Nintendo está evoluindo para uma empresa de entretenimento, diz presidente
De acordo com Howard, Starfield foi otimizado para PCs de última geração, empurrando os limites da tecnologia atual. “Está rodando muito bem, é um jogo para PCs da próxima geração. Realmente empurramos a tecnologia ao limite”, disse o diretor.
Fica a pergunta: se a régua utilizada é a de computadores de ponta da tecnologia atual, ainda podemos chamar isso de otimização?
Comentários em plataformas como YouTube e Twitter indicam que o público está bastante insatisfeito com o desempenho geral do jogo. Sobram relatos de travamentos e problemas com a taxa de quadros, mesmo em hardwares de alta performance.
A Bethesda sugere que, para uma experiência otimizada em Starfield, os jogadores devem ter, pelo menos, um processador AMD Ryzen 5 2600X ou Intel Core i7-6800K, uma placa gráfica AMD Radeon RX 5700 ou NVIDIA GeForce 1070 Ti e 16 GB de RAM.
Howard acredita que o compromisso da empresa com a inovação e a qualidade pode exigir que alguns jogadores atualizem seus equipamentos. Ele chegou a sugerir isso, inclusive, em uma resposta que parece até mesmo um deboche.
Se as palavras de Howard foram recebidas com revolta por jogadores estadunidenses, imagine o quão descoladas da realidade elas parecem quando pensamos no contexto do Brasil.
Otimizar um jogo é, por definição, garantir que a experiência dele possa ser aproveitada por um número maior de consumidores, com máquinas de especificações variadas.
Ao inverter isso e culpar o equipamento do público pela performance, Todd Howard mostra que, ao passar tanto tempo desenvolvendo um jogo no espaço, o diretor não conseguiu ainda voltar para a realidade da Terra.
APROVEITE PARA CONFERIR OS VÍDEOS E O CANAL DO YOUTUBE DA GAME ARENA. NESTE VÍDEO, PENSO SE AINDA VALE A PENA COMPRAR UM NINTENDO SWITCH EM 2023:
Com informações de: Kotaku