Manor Lords não precisa ser um gigante em crescimento constante
No último domingo (07), os CEOs das publishers de The Long Dark e Manor Lords, compartilharam visões antagônicas sobre o sucesso do simulador de cidades medieval, com o foco sobre como deveria ser o ritmo de atualizações de um jogo em acesso antecipado.
O CEO da Hinterlands, Raphael van Lierop, publicou no LinkedIn um texto colocando Manor Lords como um “um estudo de caso bastante interessante sobre as armadilhas do desenvolvimento em Acesso Antecipado quando um jogo com uma pequena equipe (e fortemente comercializado como tal) enfrenta a realidade de um público ávido”, explicando que o jogo lançou com uma base sólida, porém, sem muito conteúdo.
“Um jogo fortemente centrado em sistemas precisa de uma variedade de mapas, modos de jogo ou algum grau de dinamismo procedural para mantê-lo interessante. Manor Lords não possui nenhuma dessas coisas. Assim, uma vez que você jogou de 5 a 10 rodadas do jogo, não há mais nada para fazer. Os mapas fixos e a simplicidade dos recursos significam que não há muitas permutações diferentes do início do jogo, porque as condições iniciais são quase sempre as mesmas. Isso não é ótimo para um RTS/city-builder,” explicou o executivo.
Van Lierop ainda alega que Manor Lords não conseguiu atender as expectativas pelo fato do Slavic Magic, estúdio que desenvolveu o jogo, é basicamente uma pessoa, Grzegorz Styczeń. “Como resultado da falta de atualizações, os CCUs [usuários simultâneos em todo o mundo] despencaram desde o lançamento (o que não é tão incomum — é a tendência atual para muitos títulos de Acesso Antecipado que explodem hoje em dia)”, ele escreve.
“Mas, dado o enorme número de listas de desejos e o hype em torno do jogo antes do lançamento, isso é algo para o qual o desenvolvedor e a editora deveriam ter se preparado melhor, na minha opinião. Acesso Antecipado é uma maratona, e quando você lança o jogo, precisa ter sua próxima grande expansão de conteúdo praticamente na fila”, o post continua. “O jogo está disponível há 2,5 meses e houve três patches relativamente pequenos sem novos recursos ou conteúdo”.
Van Lierop conclui com o conselho de que os desenvolvedores de jogos de Acesso Antecipado planejem “2-3 grandes atualizações com novos conteúdos e recursos (além dos hotfixes que você precisa lançar)” dentro de três meses após o lançamento.
Publisher de Manor Lords tem pensamento diferente, e tem razão
O CEO da Hooded Horse, Tim Bender, que publica Manor Lords, vê a situação de uma forma completamente diferente, explicando que ele vê a publicação “exatamente o tipo de perspectiva distorcida de crescimento infinito/expectativa excessiva/linha sempre ascendente que causa tantos problemas na indústria de jogos.” Ele também não se preocupa com o fato de Manor Lords ter ficado para trás em relação à sua popularidade inicial, ironizando “a aparente e sombria realidade de que algumas pessoas, após desfrutarem de sua compra de um título premium para um jogador, podem decidir jogar outro jogo (Que horror! Que horror!).”
Bender também disse que alertou Styczeń a não prestar atenção quanto aos comentários sobre jogadores parando de jogar Manor Lords, explicando que era para ele manter a visão que ele tem para o título, e que a jornada do acesso antecipado é longa e que ele não precisa sentir a pressão vinda de outros, principal por sua saúde e ajudar a manter a calma durante o processo.
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