Temporada de Diablo IV levantou alguns questionamentos sobre o assunto.
O lançamento da Temporada 1 de Diablo IV trouxe à tona uma questão simples, mas que alguns jogos seguem errando de maneira terrível: ao desbloquear todas as recompensas de um passe de batalha, o jogador deveria conseguir comprar o próximo sem precisar investir mais dinheiro. Mas não é isso que acontece no RPG da Blizzard.
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A Temporada 1 de Diablo IV foi lançada nesta quinta (20), e, com ela, o primeiro passe de batalha do game, dividido em três categorias: Gratuita, que entrega 27 recompensas; Premium, que dá acesso a todas as 90 recompensas; e Acelerado, que já libera as 20 primeiras categorias do passe instantaneamente.
O problema aqui é que, para quem comprou o passe de batalha Premium, que custa 1.000 Platinas (a moeda virtual de Diablo IV), as recompensas encontradas nas 90 categorias resultam em apenas 666 Platinas, que, além de estar longe de ser suficiente para a aquisição do próximo passe, não compra sequer o item mais barato da loja do game, que custa 800.
Esta prática é bastante prejudicial para o jogador, que, caso queira comprar um passe de batalha futuro, terá que investir pelo menos mais R$ 20 em Diablo IV, na aquisição de 400 Platinas. Considerando que teremos pelo menos mais três temporadas no Ano 1, o investimento aumenta consideravelmente, e levanta o questionamento se realmente vale a pena comprar os passes de batalha do game.
Na minha opinião, o formato justo é o usado em jogos como Fortnite e Call of Duty, nos quais o jogador faz um investimento inicial para comprar um passe de batalha, e dentro das recompensas, sempre obtém um retorno suficiente para a aquisição do próximo, e com sobras. Assim você fideliza o consumidor, e ao mesmo tempo oferece um retorno interessante.