Ubisoft supostamente cancelou sequência de Immortals Fenyx Rising
Segundo uma reportagem do Video Games Chronicle, Immortals Fenyx Rising supostamente não terá uma continuação. Fontes próximas do portal revelaram que a Ubisoft Quebec estava desenvolvendo a sequência, mas o projeto foi descartado esse mês, após descobrir problemas para conseguir estabelecer a propriedade intelectual. O movimento de cancelar o jogo faria parte da nova estratégia da empresa de focar em títulos já estabelecidos ao invés de novas franquias.
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O primeiro Immortals foi desenvolvido pela Ubisoft Quebec e recebeu críticas positivas da mídia especializada e do público, com uma nota de 7,7 no Metacritic para imprensa e 7,6 de classificação pelos usuários.
As ambições da empresa seriam de expandir a franquia para outras mitologias além da grega, como havaiana e polinésia. O primeiro título colocava os jogadores em uma missão para salvar os deuses gregos e uma DLC introduziu o panteão chinês ao jogo, com um novo herói.
No entanto, as dúvidas começaram a surgir quando a empresa resolveu mudar o foco para as franquias mais estabelecidas. Com a mudança da Ubisoft para o foco em nomes como Assassin’s Creed e Far Cry, Fenyx Rising acabou ficando esquecido no churrasco.
Immortal Fenyx Rising, com certeza, não era um nome forte e não chegou com muita pompa — afinal de contas, não teve muito marketing envolvido —, mas, pelo menos, havia cativado uma parcela de público e também foi bem na crítica. No entanto, para o escopo de empresa que tem a Ubisoft, ”ir bem” não é o suficiente para as expectativas de acionistas.
Com franquias que vendem bastante como Assassin’s Creed e Rainbow Six, é de se entender o descontentamento. O jogo vendeu, por exemplo, bem menos na Europa, em comparação com AC Valhalla, em um período similar.
Com a mudança de foco da empresa, não é de se estranhar que franquias menores acabem sendo limadas para conseguir focar no que vende. No entanto, é triste ver como a Ubisoft está tratando jogos que poderiam se tornar grandes sucessos — não necessariamente de vendas — dessa forma.
Para uma empresa que tem buscado cada vez mais soluções para melhorar as vendas, encerrar franquias e focar em lançar NFT de jogos estabelecidos, fica complicado encerrar franquias. Acredito que a comunidade de Immortals Fenyx Rising vá sentir esse cancelamento, se for real. Ninguém gosta de ver um jogo que curte virando camisa de saudades eternas por causa de dinheiro.
E pensar que a Ubisoft já foi uma empresa de apostar mais em projetos sem saber se funcionaria. Assassin’s Creed é um Prince of Persia que ficou diferente demais, por exemplo, e foi lançado mesmo assim. Tudo bem que contexto era outro, mas podar projetos que podem se tornar grandes títulos é sempre chato.
E sabendo que a empresa vai, muito provavelmente, deixar de lado, daqui para frente, a inovação, para focar no que dá dinheiro, mostra que a Ubisoft talvez precise de mais tempo para repensar e ver se o motivo pelo qual ela não está lucrando tanto assim não é, justamente, por estar publicando jogos que já estão saturados.
Por mais que eu goste de Assassin’s Creed, já está mais do que na hora de dar um freio na produção anual e focar em lançar bons jogos, sejam eles da franquia ou não. Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para o sucesso, mas sabemos que a Ubisoft precisa parar e analisar se vale a pena mesmo matar bons projetos em prol do lucro puro e simples.
Uma hora a fonte pode secar, e aí, nem mesmo dois Assassin’s Creed por ano vão dar vazão de sustentar a empresa.
Com informações de: GameSpot