A notícia sobre o valor de The Last of Us Part 2 pegou alguns desenvolvedores de surpresa
Documentos judiciais mal redigidos revelaram que Horizon Forbidden West e The Last of Us Part 2, dois títulos altamente aguardados, exigiram mais de cinco anos e mais de US$ 200 milhões cada para serem desenvolvidos. Horizon Forbidden West contou com uma equipe de 300 funcionários trabalhando de 2017 a 2022, enquanto a Naughty Dog empregou até 200 pessoas em um período de 70 meses.
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Esses números, raramente divulgados, têm causado impacto na indústria. Lisette Titre-Montgomery, ex-desenvolvedora de Psychonauts 2, destacou que a Sony gastou US$ 220 milhões ao longo de seis anos para criar The Last of Us Part 2 antes de obter qualquer retorno financeiro.
Ela ressaltou que equipes de desenvolvimento desse tamanho, por tanto tempo, não são sustentáveis. Outros desenvolvedores também trouxeram perspectivas, enfatizando que os custos de desenvolvimento estão cada vez mais altos.
220 million for 200 developers over 6 years. Before you make a single penny back.
Game teams this size for this long are Not. Sustainable. https://t.co/BQO3q3RXXQ
— Lisette Titre-Montgomery (@zette16) June 28, 2023
Chananda Ekanayake, diretor do jogo indie Thirsty Suitors, expressou surpresa com os orçamentos de mais de US$ 200 milhões, afirmando que uma pequena parcela desse valor seria transformadora para os desenvolvedores independentes. Rami Ismail, ex-desenvolvedor da Vlambeer, compartilhou do mesmo sentimento, destacando que uma fração do orçamento de The Last of Us Part 2 poderia financiar vários jogos indie de qualidade.
$200M+ development budget of a AAA game to indie scale is wild! I’m going to go lie down.
— Chandana එක Ekanayake (@Ekanaut) June 28, 2023
I’d need a tenth of that to fund 20-30 incredible indie games by super cool devs around the world.
Not to say these games shouldn’t get those budgets – they’re super cool games – but gosh I wish someone would also take these bets on indie devs elsewhere
— Rami Ismail (رامي) (@tha_rami) June 28, 2023
Além dos custos de desenvolvimento, também foram mencionados os gastos adicionais associados aos orçamentos de marketing, que muitas vezes são tão altos quanto o próprio processo do jogo, o que deve ter sido o caso de The Last of Us Part 2 e Horizon Forbidden West.
Com a chegada da nova geração, tem ficado cada vez mais claro que os jogos vão demorar mais tempo em desenvolvimento, e cada vez mais exigir das equipes para cumprir prazos e manter o projeto em curso. Recentemente, a Xbox comentou sobre a demora do lançamento de exclusivos, que estão demandando cada vez mais dos estúdios.
Com informações de: Games Radar+
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