Comentando a possível falta de retrocompatibilidade do sucessor do Nintendo Switch
O CEO da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, destacou, em uma entrevista recente ao portal GamesIndustry.biz, a importância da retrocompatibilidade para o sucessor do Switch. Ele mencionou que, se tecnicamente possível, o futuro console da Nintendo precisa suportar jogos de gerações anteriores.
Recentemente surgiram comentários na indústria afirmando que a ausência de retrocompatibilidade poderia impulsionar as vendas, fazendo com que os jogadores readquirissem os jogos favoritos. No entanto, Zelnick expressou preocupações, dizendo que isso poderia ‘quebrar o contrato’ com o jogador, afetando a confiança que a empresa tem com o público.
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Embora a Nintendo tenha manifestado o desejo de migrar o máximo da base de usuários do Switch para o próximo console, a questão permanece incerta, com pressões de empresas parceiras para os dois lados. O site VGC, em um relatório do final de julho, trouxe detalhes mistos sobre o futuro do Switch e a possível compatibilidade com versões anteriores.
A teoria de uma suposta vantagem de lançar um novo console sem retrocompatibilidade parece ter surgido da experiência com o próprio Switch. O console soube preencher muito bem o calendário de títulos com relançamentos de jogos que haviam sido desenvolvidos originalmente para o Wii U. Sem dúvida, esse foi um fator relevante no sucesso do console híbrido. Mario Kart 8, o jogo mais vendido do Switch, é um desses títulos que pertenciam ao sistema antecessor.
Porém, a hipótese ignora que o cenário agora é totalmente diferente. Os jogos de Wii U precisavam de um relançamento em outra plataforma porque o console teve vendas baixíssimas. Os exclusivos lançados para ele precisavam de uma nova chance.
O Switch, por outro lado, é um sucesso avassalador, com mais de 100 milhões de unidades vendidas. Jogar fora essa base instalada seria um erro de proporções gigantescas. A Nintendo pode, inclusive, aprender com a experiência amarga da própria rival, a Sony. O PlayStation 3 cometeu o equívoco de ignorar a base instalar do antecessor, PlayStation 2, que segue no topo da lista de consoles mais vendidos de todos os tempos. O resultado foi um começo de ciclo bem complicado, perdendo grandes fatias do mercado para o Wii e o Xbox 360.
Particularmente, acredito que o próximo console terá sim retrocompatibilidade, além da manutenção das contas Nintendo e a continuidade do acervo de jogos do serviço Nintendo Online. Agora é torcer para eu não estar otimista demais
Com informações de: VGC
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