Ex-membro da Bethesda, agora padre jesuíta, ajudou a escrever uma das religiões de Starfield
Em uma entrevista para o site Polygon nesta segunda-feira (28), o designer chefe de Starfield, Emil Pagliarulo, comentou sobre como a história do novo RPG da Bethesda irá focar mais nos “aspectos teológicos” da exploração espacial e as questões que a humanidade tem sobre a nossa existência no universo.
Pagliarulo comentou que, apesar de entrar nas questões sobre o sentido do universo possa parecer “muito cabeça”, é essa história que a empresa quer contar. O designer ainda comenta que Interstellar, filme do diretor Christopher Nolan, tem semelhanças com o RPG.
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Tanto Todd Howard quanto Pagliarulo cresceram em cenários religiosos, e por isso, Starfield irá representar tanto o ponto de vista ateísta e agnóstico das coisas. “Existem as visões ateístas, há a visão mais agnóstica e religiosa, mas nós não respondemos à essa pergunta para o jogador.”
“Não dizemos o que está lá fora ou o que está causando essa situação — isso fica em aberto para interpretação”, disse Pagliarulo. Starfield conta com duas religiões, o Sanctum Universum, uma religião que acredita que o humanos viajarem pelo espaço é um sinal de que Deus existe.
A outra, chamada de Enlightened, é uma igreja ateísta que acredita que não tem nenhum tipo de divindade envolvida no que está acontecendo no mundo deles. Segundo Pagliarulo, usar a religião foi uma forma de falar sobre esses aspectos, sem aprofundar muito para não ofender.
Ainda foi comentado que a Bethesda teve a consultoria de Shane Liesengag, que escreveu para Skyrim e Fallout, antes de sair da empresa para se tornar um padre jesuíta. Ele ajudou a criar e escrever as religiões em Starfield.
Dado o carinho com o qual Todd Howard está tratando o jogo, é bacana ver como a Bethesda buscou alguém que realmente entende do assunto para abordar os aspectos de uma forma respeitosa e que converse da forma correta com o público.
Existem várias questões que envolvem o nosso próprio universo, e evocar isso por meio de um jogo é um desafio que a Bethesda está disposta a trilhar. Parece ser uma forma diferente de abordar a exploração espacial, deixando de lado somente o velho conceito de “existe vida lá fora?” e ir além do senso comum.
E bem, dado a ideia melancólica e solitária que a Bethesda busca com Starfield, faz todo sentido colocar a humanidade dividida entre duas religiões que foquem, divergentemente, na teologia e na ciência. O mundo vive, há séculos, debatendo assuntos sobre a criação do homem, e não seria diferente com o espaço.
Com informações de: GameSpot
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