Em entrevista recente no canal japonês da Square-Enix, a equipe de desenvolvimento da versão rematerizada de Chrono Cross (Radical Dreamers Edition) revelou que o projeto tinha como objetivo, também, impedir que o original se perdesse com o lançamento de novos consoles. O receio era especificamente sobre os consoles PlayStation.
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“Quando o projeto foi iniciado, Chrono Cross provavelmente se tornaria injogável”, disse o produtor Koichiro Sakamoto. “Havia um serviço de jogos clássicos no Playstation 3 que dava acesso a jogos do primeiro PlayStation, […] mas não sabíamos se o PlayStation 4 chegaria a ter um serviço assim.”
Considerando que o PlayStation 4 foi lançado em 2013, podemos deduzir que o projeto de relançar Chrono Cross ficou no forno por quase 10 anos. O tempo chama a atenção especialmente por se tratar de uma remasterização, e não de um remake completo.
A entrevista citada está na íntegra no YouTube com opção de legenda em inglês:
Sobre Chrono Cross
Lançado originalmente em 1999 para o PlayStation original, Chrono Cross foi uma continuação do aclamadíssimo Chrono Trigger. O jogo trazia personagens e mecânicas próprias, tomando a liberdade de reimaginar seu formato em vez apenas reaproveitar o que foi visto em Trigger.
A nova versão, Radical Dreamers Edition, chegou em 2022 com modelos de personagens refeitos e novas opções de jogo, além de incluir também a “audio novel” Radical Dreamers – Le Trésor Interdit, que até então estava disponível apenas no Japão.
Com informações de: VGC