Criador de Portal 64 pede que fãs não fiquem furiosos com a plataforma
James Lambert, o criador do Portal 64, foi instruído pela Valve na semana passada a parar o desenvolvimento do projeto, encerrando efetivamente a promissora adaptação do adorado jogo de quebra-cabeça, que estava rodando no hardware real do N64. O desenvolvedor explicou a situação e pediu para os fãs não odiarem a empresa pela ação tomada.
Em um vídeo compartilhado no YouTube, Lambert explicou por que a Valve, que geralmente apoia criações feitas por fãs, tomou essa medida, afirmando que não ficou totalmente surpreso com o desfecho. “A Valve me pediu para remover o Portal 64, e honestamente, não posso dizer que não esperava isso em algum momento, porque é a propriedade deles em um console da Nintendo”, disse ele. “Eu estava otimista que poderia concluir o projeto, mas isso não foi inesperado.”
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Ele prossegue explicando que o Portal 64 foi construído usando o Libultra, o SDK oficial usado para criar jogos do N64, e assim que a equipe jurídica da Valve tomou conhecimento disso, encerrou o projeto. “Embora eu possa não ser um alvo grande o suficiente para a Nintendo agir, a Valve é”, afirmou.
Apesar do projeto não existir mais, Lambert não guarda ressentimentos da Valve e pede compreensão aos fãs. “Não os culpo de forma alguma, e acho que vocês também não deveriam”, afirmou. “Não fiquem irritados com a Valve aqui. O projeto estava provavelmente destinado a ser removido desde o início.”
O desenvolvedor também mencionou que considerou a possibilidade de migrar o Portal 64 para o libdragon — um SDK de código aberto para desenvolvimento no N64 — embora as chances disso acontecer sejam bastante remotas, devido às possíveis barreiras legais.
Com quase dois anos de dedicação ao Portal 64, Lambert disse ter “aprendido muito” e parece estar satisfeito em seguir em frente: “Acredito que atingi um marco bastante significativo para o projeto antes de ele ser encerrado, e estou bastante satisfeito com o progresso que alcancei.”
Além de continuar a produzir conteúdo para seu canal no YouTube, o desenvolvedor revelou que também deseja criar seu próprio jogo original, desenvolvido simultaneamente para Nintendo 64 e PC. “Estou realmente empolgado para compartilhar o que tenho trabalhado e o que tenho planejado”, concluiu.
Com informações de: Games Radar+
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