Diversos problemas significativos foram resolvidos na última atualização: os Pals não ficam mais presos em paredes durante ataques carregados, os problemas de travamento do jogo “em certas condições” foram abordados, o jogo não mais trava ao exceder 7.000 objetos capturados, os jogadores não atravessam paredes ao desmontar e textos incorretos no jogo foram corrigidos.
Em relação a um problema específico de captura dos Pals dos jogadores, foi identificado um bug, mas dataminers encontraram um possível remédio nos arquivos chamado “Radar Sphere”. Este dispositivo, com uma “baixa chance de sucesso”, é especulado para capturar à força os Pals dos oponentes.
Há expectativas de que, quando o PvP for eventualmente introduzido, conforme indicado no roteiro de acesso antecipado, essa esfera possa ser incorporada ao jogo, permitindo que os jogadores não apenas invadam bases inimigas, mas também tomem posse de sua coleção de criaturas.
Embora isso permaneça especulativo, a comunidade está expressando crescentes preocupações e exigindo a remoção do item do jogo. Alguns jogadores argumentam contra a ideia, afirmando: “Esta é uma ideia incrivelmente ruim. Se eu passar várias horas criando o Pal perfeito e depois ele for roubado por alguém, eu desinstalaria o jogo.”
Outra preocupação está relacionada ao possível impacto nas batalhas. Embora as taxas de sucesso sejam baixas, o uso de uma esfera como esta poderia incapacitar temporariamente os Pals dos oponentes, transformando potencialmente as lutas em uma troca repetitiva de jogadores usando esferas em vez de se envolverem em combate real.
É importante notar que a Radar Sphere ainda não está no jogo, e a desenvolvedora, Pocketpair, não forneceu detalhes sobre o modo PvP em desenvolvimento em Palworld. As suposições atuais apontam para uma experiência semelhante a Rust ou Ark, onde a esfera pode ser implementada como outro meio de perturbar jogadores inimigos. No entanto, até que anúncios oficiais sejam feitos, os detalhes permanecem incertos.