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Mulheres representam cerca de metade do público de videogames, aponta nova pesquisa

Contrariando falácias comuns do meio gamer, pesquisa aponta crescimento constante do número de jogadoras mulheres Um estudo recente do PlayerPulse,...

Metroid Dread - Mulheres nos games

Contrariando falácias comuns do meio gamer, pesquisa aponta crescimento constante do número de jogadoras mulheres

Um estudo recente do PlayerPulse, conduzido pela Circana (antiga NPD Group), revelou um crescimento significativo no número de jogadores mulheres nos Estados Unidos. A porcentagem, embora não seja superior à dos homens em todas as categorias, demonstra que o público feminino corresponde a quase metade das pessoas que consomem videogames atualmente.

Segundo o relatório de abril de 2023, as mulheres representam 47% do público consumidor de consoles nos EUA. O Nintendo Switch é particularmente popular entre as mulheres, com 52% dos dispositivos sendo de propriedade feminina. O Xbox Series X|S também tem uma representação forte, com 45% de jogadoras. No entanto, este número cai para 41% quando se trata do PlayStation 5.

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Imagem oficial da Circana com números do relatório.

As mulheres não só dividem o cenário de jogos para PC, constituindo 50% dos jogadores, mas também são maioria nos jogos para dispositivos móveis, com 54% do público total. Esses dados desafiam a ideia amplamente divulgada de que as mulheres não compõem uma parcela significativa do público, argumento usado geralmente para tentar justificar a falta de representação positiva na indústria.

A Circana forneceu detalhes sobre a demografia da amostra usada no estudo e a metodologia utilizada para coleta de dados. Mat Piscatella, Diretor Executivo da empresa, compartilhou esses detalhes no Twitter (vulgo X), incluindo uma observação de que a pesquisa envolveu mais de 10.000 domicílios com participantes acima dos 13 anos.

Na publicação, Piscatella explicou que “para garantir a consistência entre as amostras e corrigir qualquer viés ou erro, a Circana implementa um sistema de ponderação para cada conjunto de dados mensal, com base nas distribuições representativas do uso e investimento na plataforma”. Os modelos da Circana são baseados em “amostras agregadas e transversais”, com atualizações trimestrais para “acomodar as mudanças de mercado”. Os dados da Circana vêm na esteira de diversos relatórios que indicam o aumento no número de jogadoras, incluindo um da ESA, divulgado no ano passado.

Apesar dos números contundentes demonstrando a relevância das mulheres para a indústria dos videogames, ainda é relativamente raro que eventos e campanhas de marketing considerem o público feminino em igualdade. Um exemplo recente e muito didático disso pôde ser observado durante a Summer Game Fest de 2023, onde a plateia era composta predominantemente por homens e nenhuma mulher subiu ao palco durante as mais de 2 horas da cerimônia de abertura.

O relatório também reforça como é urgente uma moderação mais rígida em cima dos frequentes ataques misóginos dentro das comunidades online, especialmente dentro de jogos competitivos que possuem algum tipo de chat de voz.

Com informações de: Circana


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