Estudo feito pela The Video Game History Foundation revelou que 87% dos jogos clássicos nos EUA estão em perigo
Um estudo feito em conjunto pela The Video Game History Foundation e a Software Preservation Network revelou que 87% dos jogos clássicos nos EUA estão ”em perigo crítico”, o que significa que estão quase inacessíveis e não é mais possível encontrá-los de forma física ou em lojas digitais.
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Tanto o VGHF e SPN trabalham para preservar a mídia digital, e o estudo provou o quão difícil é cumprir esse trabalho, e como alguns desses conteúdos podem acabar desaparecendo com extrema facilidade. O estudo revelou que apenas 13% da história da indústria está disponível para ser adquirida.
O resto está disponível apenas por formas não oficiais, como emuladores, remakes feitos por fãs ou simplesmente não existe outra forma de adquri-los. “Para ter acesso a quase 9 em cada 10 jogos clássicos, existem poucas opções: procurar e manter jogos e hardware colecionáveis antigos, viajar pelo país para visitar uma biblioteca ou… pirataria”, afirmou o VGHF. “Nenhuma dessas opções é desejável, o que significa que a maioria dos jogos está inacessível para todos, exceto para os fãs mais dedicados e apaixonados. Isso é bastante sombrio!”
E não são só os títulos antigos que sofrem com esse problema. Recentemente, a Nintendo removeu as lojas digitais do 3Ds e Wii U, deixando títulos clássicos da empresa indisponíveis para os jogadores que não possuírem uma versão física ou digital, comprada na época.
Franquias da Nintendo têm alguns jogos que não estão disponíveis na biblioteca do Switch Online e não possuem remakes, por isso, ficam perdidos para sempre. Caso você não tenha um cartucho de The Legend of Zelda: A Link Between Worlds, por exemplo, não será possível comprá-lo em versão digital, e, com os valores que alguns vendedores praticam com títulos considerados antigos, acaba se tornando um artigo de luxo.
Ambas as entidades esperam que, com a mudança do DMCA, fique mais fácil para arquivistas de jogos de conseguirem manter o trabalho de preservação. No entanto, é possível observar o quão difícil é, para quem trabalha para preservar a história dos videogames, conseguir catalogar e guardar tudo.
Com o sentimento de que jogos são artes, fica difícil de tentar preservar esse movimento artístico, quando não existe um apreço dos próprios criadores por manter o material disponível para as gerações futuras.
Com informações de: GameSpot
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