Decisão da Epic não vai impactar o desenvolvimento de jogos
Durante a Unreal Fest 2023, o CEO da Epic, Tim Sweeney, anunciou uma mudança nos preços da Unreal Engine. Atualmente, o software é gratuito, com a empresa cobrando 5% de royalties quando um jogo ganha mais que US$ 1 milhão.
No entanto, a Unreal Engine tem mais usos além do desenvolvimento de jogos, como no ramo de manufatura, e tendo em vista que muitos desses usos não resultam em royalties de jogos, a Epic não recebe nenhuma quantia desses usuários.
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Por esse motivo, Sweeney disse que, a partir do próximo ano, a Unreal Engine vai passar para um modelo de licença, no mesmo modelo que funcionam os produtos Adobe.
“Temos um software que é totalmente gratuito para qualquer pessoa usar, mas se você nunca envia um produto que rende royalties, você nunca paga nenhum dinheiro”, explicou Sweeney.
“E isso não afeta os desenvolvedores de jogos, mas uma das coisas que vamos mudar no próximo ano é que em outros setores além do desenvolvimento de jogos, como a indústria automobilística e assim por diante, vamos mudar para um licenciamento de software empresarial baseado em estação para a Unreal Engine”.
Sweeney não divulgou os valores que a empresas devem pagar pelo Unreal Engine, mas a Epic garante que os valores não serão exorbitantes, e utilizou produtos como Maya ou Photoshop para exemplificar o sistema de licença por software.
Com informações de: VGC
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