Disco Elysium

Disco Elysium: escritor por trás do jogo acredita que desenvolvedora está destinada a ser “um estúdio de uma obra”

Aclamado CRPG pode ser o único trabalho da equipe da ZA/UM que fez o jogo em 2019

Disco Elysium: escritor por trás do jogo acredita que desenvolvedora está destinada a ser "um estúdio de uma obra"

Equipe por trás de Disco Elysium não deve repetir a dose

A desenvolvedora por trás de um dos melhores CRPGs da era moderna está destinado a se tornar “um estúdio de um único jogo”, segundo o último escritor remanescente na empresa. Na última quinta-feira (15), um relatório sugeriu que a ZA/UM, o estúdio por trás do amado CRPG Disco Elysium de 2019, havia cancelado outro projeto não anunciado.

Esse cancelamento, o terceiro desde uma difícil separação entre talento criativo e propriedade do estúdio, entende-se que foi relacionado a uma expansão independente para Disco Elysium. Espera-se que isso resulte em cerca de 24 demissões no estúdio.

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Agora, em um novo relatório da GLHF, Argo Tuulik, o último escritor remanescente no estúdio que trabalhou em Disco Elysium — ele mesmo prestes a perder o emprego — diz que acredita que a ZA/UM “permanecerá para sempre um estúdio de um único jogo.” Tuulik afirma que “as pessoas da ZA/UM, o movimento cultural, deixaram o corpo corporativo para trás, assim como a Cobra-Real se desvencilha de sua pele morta.”

Disco Elysium

Tuulik continua com pouco apreço pela liderança do estúdio, afirmando que “são as pessoas no topo — os filhos da mãe de sapatos de vela e gravatas borboleta — que ferraram com Harry, ferraram com Kim, […] ferraram com Elysium, ferraram com você e comigo também. Eles não são artistas, são ferradores profissionais.”

No centro das dificuldades da ZA/UM estão alegações de que ações do estúdio foram adquiridas fraudulentamente para obter uma participação majoritária na empresa. Antes de desenvolver Disco Elysium, a ZA/UM era um coletivo criativo, mas o novo investimento no estúdio parece ter buscado um retorno muito maior do que essas bases criativas foram construídas para proporcionar.

Isso resultou em cancelamentos de projetos e saídas em massa do estúdio, que aparentemente esvaziou sua essência criativa. A declaração de Tuulik sugere que a força criativa por trás do jogo seguiu em frente e pode criar em conjunto no futuro sob um novo nome, mas que, apesar de sua estreia incrível, o estúdio em si provavelmente nunca produzirá outro jogo.

Com informações de: Games Radar+


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