Funcionários da CD Projekt Red formam sindicato na Polônia
Funcionários da CD Projekt Red anunciaram a criação de um sindicato na Polônia, em prol de representar todas as pessoas que trabalham no setor de desenvolvimento de jogos no país. A iniciativa foi tomada após uma série de demissões no estúdio, que deve desligar 9% da equipe até março de 2024.
A organização, chamada de Polish Gamedev Workers Union, foi fundada pelo programador de gameplay Lev Ki e pelo analista de controle de qualidade de gameplay Paweł Myszka, ambos ainda empregados na CD Projekt Red. O grupo faz parte de um sindicato maior, OZZ Inicjatywa Pracownicza, ou Iniciativa dos Trabalhadores Sindicais Poloneses.
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No site do sindicato, o grupo diz que não irá representar somente trabalhadores envolvidos com desenvolvimento, mas também em marketing, publicação e operações e qualquer pessoa empregada por uma desenvolvedora de jogos polonesa.
A adesão está aberta para funcionários em tempo integral, prestadores de serviço e mais, caso tenham um contrato polonês.
No entanto, isso significa que os funcionários da CD Projekt Red situados em Vancouver, ou em qualquer outro braço da empresa, não podem aderir ao sindicato. O grupo disse que a missão deles é “garantir segurança no trabalho, tratamento justo e transparência das nossas organizações patronais”.
Como já citado, o sindicato tomou força após o anúncio de que CD Projekt Red iria demitir cerca de 100 funcionários até março de 2024. Após o anúncio, 30 trabalhadores do estúdio The Molasses Flood foram desligados e outros 30 saíram da empresa em junho.
“Esse evento criou uma enorme quantidade de stress e insegurança, afetando a nossa saúde mental e levando à criação deste sindicato em resposta”, disse um comunicado da entidade. “Ter um sindicato significa ter mais segurança, transparência, melhor proteção e uma voz mais forte em tempos de crise”.
O grupo acrescentou: “Acreditamos que as demissões em massa são um perigo para a indústria de desenvolvimento de jogos e acreditamos que a sindicalização é uma forma de preservarmos o potencial da indústria”.
Com informações de: Games Industry.biz
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