Crossplay: em um mundo cada vez mais conectado, urge uma solução para um antigo problema dos gamers.
Uma das trends do mundo gamer no momento é o incrível crossplay. Uma ferramenta que serve de ponte entre plataformas, que une amigos e rivais de consoles diferentes e os permite algo inimaginável há alguns anos: a possibilidade de cooperar ou competir juntos, sem precisar estar no mesmo ambiente, através da mágica da internet.
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Mas, enquanto pelo lado do crossplay as coisas avançaram bastante, por outro, ainda mais importante, seguimos lutando contra um velho inimigo: o lag. Muitos jogos conseguem entregar uma experiência quase sempre satisfatória. É o caso de Fortnite, Warzone e até o Fifinha. Mas ainda existem muitas situações nas quais os jogadores sofrem bastante para conseguir jogar nos modos multiplayer online, e isso já passou da hora de ser resolvido.
Em uma notícia desta sexta (07), foi revelado que o NBA 2K24 é o mais novo membro do clube do crossplay, e permitirá que jogadores de PS5 e Xbox Series se enfrentem dentro de todos os modos online do game. Isto seria maravilhoso, se a experiência multiplayer de todos os NBA 2K anteriores não fosse absolutamente tétrica.
Sou jogador assíduo do modo MyTeam, onde é possível montar um time com jogadores de diferentes eras e entrar em variados estilos de competições, tanto offline quanto online. O problema é que não existiu, até hoje, sequer uma partida que joguei contra adversários pela internet em que a conexão estivesse minimamente aceitável.
E, para um jogo em que o timing das ações interfere diretamente no sucesso ou na falha de uma tentativa de arremesso ou bloqueio, o ping precisa estar o mais baixo possível, para que as coisas fluam como precisam. E o pior, esse problema é só para o lado brasileiro da briga, enquanto os rivais, que normalmente estão na América do Norte, jogam sem complicações. Ou seja, é impossível ganhar e evoluir.
Usei o NBA 2K de exemplo, mas o problema de servidores e lag é algo que atinge muitos outros jogos, principalmente os de luta, como Tekken, Street Fighter e Mortal Kombat. Games estes, que, assim como o de basquete, e em um nível muito mais alto, dependem de uma conexão boa e estável para que haja justiça nos confrontos online.
Mas onde está o culpado por este problema? É falta de servidores? Problemas nos desenvolvimentos dos jogos? Baixa qualidade nos serviços de internet no Brasil? Confesso que não consigo determinar a causa, mas gostaria muito de ver uma solução. O crossplay merece uma boa conexão!