Mojang encerrou o suporte a VR para Minecraft
A Mojang anunciou que o suporte para dispositivos de realidade virtual (VR) no Minecraft será encerrado em março do próximo ano. Segundo uma postagem no blog oficial, a última atualização do jogo compatível com VR será lançada em março, e a partir daí, o game funcionará apenas em modo não-VR. “A capacidade de dar suporte a dispositivos VR/MR chegou ao fim”, explicou o gerente da comunidade do Minecraft, Jay Wells. Ele também esclareceu que, após a atualização, os jogadores de PC poderão iniciar o jogo, mas sem componentes de realidade virtual, mantendo o acesso às compras do Marketplace e Minecoins em dispositivos como monitores de computador.
Essa decisão acompanha um momento difícil para o setor de realidade virtual. De acordo com uma pesquisa recente, mais de metade dos desenvolvedores acredita que o mercado de VR está em declínio. Além disso, Meta fechou recentemente a Ready at Dawn, desenvolvedora de VR, apesar do CEO Mark Zuckerberg ter declarado que as vendas do Meta Quest 3 superaram as expectativas. O estúdio canadense Archiact, responsável pelo Doom 3: VR Edition, também encerrou suas operações recentemente.
Além disso, a Mojang revelou o lançamento da versão nativa de Minecraft para PS5, disponível gratuitamente para jogadores que possuem a edição Bedrock no PS4. Para aqueles que jogam com a versão em disco, é necessário inserir o disco no PS5 para acessar o jogo. A versão para PS5 chega com otimizações para o hardware do console, incluindo maior distância de renderização, resolução em 4K e 60 FPS.
A atualização que acompanha o lançamento, chamada de Bundles of Bravery, adiciona ao jogo o modo Hardcore e o item “bundles”, permitindo armazenar outros itens dentro deles. Em Hardcore, a dificuldade é ajustada para o nível mais alto, com apenas uma vida e sem possibilidade de respawns, tornando-se o maior desafio de sobrevivência do game.
Para os fãs, a Mojang promete lançamentos de conteúdo mais frequentes. “Sabemos que vocês querem conteúdo de Minecraft com mais frequência, por isso mudaremos nosso ritmo de desenvolvimento,” afirmou a empresa. Diferente dos lançamentos anuais, a Mojang planeja “lançar diversos conteúdos gratuitos ao longo do ano”, variando em tamanho e trazendo novas funcionalidades regularmente.
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Com informações de: Game Developer e VGC