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Fatal Frame: diretor fala sobre suas experiências com fantasmas

Fatal Frame: diretor fala sobre suas experiências com fantasmas

Criador da franquia escreveu ao Xbox Wire sobre suas experiências paranormais. Makoto Shibata, criador da franquia Fatal Frame, escreveu um pouco sobre as suas experiências durante o desenvolvimento da franquia, e sobre como algumas experiências sobrenaturais acabaram influenciado a série de jogos.

Igor Pontes •
12/03/2023 às 13h00, atualizado há 2 anos
Tempo de leitura: 4 minutos

Criador da franquia escreveu ao Xbox Wire sobre suas experiências paranormais.

Makoto Shibata, criador da franquia Fatal Frame, escreveu um pouco sobre as suas experiências durante o desenvolvimento da franquia, e sobre como algumas experiências sobrenaturais acabaram influenciado a série de jogos.

Em um artigo para o Xbox Wire, Shibata começa explicando que é costume os devs japoneses realizarem uma cerimônia purificadora em um templo, quando começam a trabalhar em um jogo de terror. Mas, segundo o criador da franquia, a ideia com Fatal Frame foi exatamente o oposto. O conceito era de provocar os espíritos e deixar que os fenômenos espirituais acontecessem durante a produção.

Fatal Frame Makoto Shibata

Ele explicou que já aconteceram casos durante o desenvolvimento, e que isso afetou diretamente o jogo. Uma vez, os membros da equipe estavam gravando sons no estúdio e uma voz misteriosa foi ouvida no fundo da gravação. Shibata comenta que eles tentaram retirar a voz misteriosa, mas toda vez que eles buscavam uma alternativa para removê-la, ela acabava voltando. Então, eles tomaram a decisão de mantê-la.

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O artigo continua com Shibata revelando uma experiência que aconteceu com ele, que inspirou o jogo Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse. No jogo, um dos lugares que podem ser visitados é Rogetsu Hall. Segundo o diretor, o local é inspirado em um antigo hotel japonês de águas termais. Ele, então, revela que viu um homem desconhecido admirando o luar, e que ao chegar próximo dele, o mesmo desapareceu. Quando se deu conta, estava fazendo o mesmo que o desconhecido, observando os céus.

Para o criador da série, a ideia seria recriar esse momento e atmosfera no jogo, a sensação de que ele estaria vendo um espírito, ele próprio ou alguém do passado. Outro caso que inspirou uma mecânica de Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse, a de ter sua mão segurada por um fantasma na busca por um item, também aconteceu com Shibata durante a produção da terceira edição da série.

E essas são só algumas das histórias reveladas por Makoto Shibata. O artigo completo está disponível no Xbox Wire, em inglês. Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X e PC.


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