Conforme noticiamos diversas vezes, a declaração do CEO da Amazon Games sobre o uso da IA nos games e na criação de jogos gerou uma grande polêmica. Segundo Christop Hartmann, a IA poderia “agilizar processos e reduzir o tempo de desenvolvimento”, mas seus comentários sobre “não existir atuação de verdade nos games” gerou revolta em dubladores e atores por todo mundo.
A SAG-AFTRA, sindicato que representa os atores e dubladores, reagiu com à declaração, afirmando que a “atuação em jogos é fundamental para a experiência do jogador e que a IA não pode substituir a criatividade e a emoção humana”, de acordo com Sarah Elmaleh, atual presidenta do comitê de negociação do Acordo de Mídia Interativa SAG-AFTRA.
A Amazon Games tentou esclarecer que não pretende substituir atores e que a IA nos games “será utilizada como uma ferramenta para auxiliar os desenvolvedores“. No entanto, a empresa reconheceu em nota que a IA generativa é uma tecnologia que “precisa ser usada com responsabilidade e que é preciso encontrar um equilíbrio entre a inovação e a proteção dos direitos dos trabalhadores“.
A greve iniciada pela SAG-AFTRA reforça a luta pelas garantias de que a IA nos games seja utilizada de forma ética e que os trabalhadores tenham algum tipo de voz nas decisões sobre como essa tecnologia será implementada.
IA nos games é como um ‘martelo que pode construir uma casa ou destruir quem você é’
Famosa por atuar como Shepard em Mass Effect e Naomi em Metal Gear Solid, a dubladora Jennifer Hale discutiu o impacto da IA como parte da atual greve dos dubladores do SAG-AFTRA. Segundo ela, o uso de IA nos games é como um martelo que pode “esmagar sua pele e destruir quem você é”.
“A IA está chegando para todos nós”, afirmou Hale em uma nova entrevista à Variety . “Porque a verdade é que a IA é apenas uma ferramenta como um martelo. Se eu pegar meu martelo, posso construir uma casa para você. Também posso pegar o mesmo martelo e posso esmagar sua pele e destruir quem você é.”
Jennifer Hale é uma das dubladoras que encabeçam as discussões sobre o uso de IA nos games e um membro ativo na greve SAG-AFTRA iniciada em julho, após mais de um ano e meio de negociações sem acordo.
Hale destacou a desigualdade salarial na indústria de jogos, mencionando seu baixo pagamento por Metal Gear Solid. A Equity, sindicato do Reino Unido, apoia a greve, mas não autorizou sua própria paralisação.
Já SAG-AFTRA (entidade dos Estados Unidos) afirma que não será aceito qualquer acordo que permita o uso da IA de maneira abusiva. A última contraproposta do sindicato foi incluída em um acordo provisório com quase 70 desenvolvedores.
A National Association of Voice Actors também buscou proteção no Congresso dos EUA sobre uso de IA nos games, com Fran Drescher, presidente da instituição, buscando apoio dos congressistas.
Leia mais
- Amazon Games ainda está buscando pelo diferencial para seu MMO de O Senhor dos Aneis
- Tomb Raider: ‘novo jogo está garantido’, afirma chefe da Amazon Games
- Chefe da Amazon Games gera polêmica ao afirmar que não existem ‘atuações de verdade’ nos games
*Com informações de IGN e Eurogamer