Elden Ring

Hidetaka Miyazaki abre o jogo sobre o processo de dificuldade dos jogos da FromSoftware

DLC de Elden Ring reativou conversa sobre o assunto

Imagem de um dos inimigos da DLC Shadow of the Erdtree, de Elden Ring, do diretor Hidetaka Miyazaki

Imagem: FromSoftware

Visão de Hidetaka Miyazaki ganha forma nos jogos do estúdio

Os jogos da FromSoftware construiram uma reputação de entregarem experiências difíceis, punitivas e, no final das contas, recompensadoras para aqueles que perseverassem até a vitória.

O lançamento recente da expansão Shadow of the Erdtree, de Elden Ring, voltou a jogar holofotes na dificuldade dos jogos da FromSoftware, retomando uma velha discussão nas redes sociais.

Antes mesmo da chegada da DLC de Elden Ring, o diretor do game e presidente da FromSoftware, Hidetaka Miyazaki, foi entrevistado pela Game Informer, e falou sobre o processo de criação da dificuldade dos jogos do estúdio.

Existe uma ênfase muito grande na morte nos jogos da From, transformando o momento em parte da experiência de gameplay. Ao lutar contra um inimigo desafiador, a princípio o combate pode parecer impossível, mas um estudo cauteloso de padrões de movimento, o uso correto de habilidades e até um pouco de sorte formam o caminho para a vitória.

“Eu penso em todas as maneiras diferentes que gostaria de ser morto como um gamer e como um jogador, e pensar na curva de dificuldade e em certos desafios que colocamos no caminho de outros jogadores é algo que, como um gamer, eu esperava ou desejava que existisse como experiência”, disse Miyazaki.

Imagem de um dos chefões da DLC Shadow of the Erdtree, de Elden Ring, do diretor Hidetaka Miyazaki
Imagem: FromSoftware

A dificuldade e o desconhecido criam um nível de tensão que contribui para a sensação de pavor que alguns jogadores adoram. Não saber o que está depois de uma esquina ou ver algo que nem mesmo nos mais terríveis pesadelos você poderia imaginar são alguns dos pilares da surpresa que a From espera atingir com seus jogos.

Para isso, Miyazaki assume responsabilidades no desenvolvimento dos jogos que normalmente seriam de level design, e busca garantir que os jogadores sintam essa tensão da maneira apropriada.

“Todo o gênero que existe desde Demon’s Souls até Elden Ring, chamado de jogos Soulslikes da FromSoftware, eu sempre tive um envolvimento muito pesado no level design porque quero criar experiências específicas”, comentou o diretor.

“Conforme o jogador anda pelo mundo, eu sei que eles possuem um conhecimento muito fragmentado da lore, dos ambientes, dos tipos de monstros. Então, o mapa e o level design devem servir como guia para ajudá-los a conseguir mais informações para que possam entender o mundo.

Imagem de um dos inimigos da DLC Shadow of the Erdtree, de Elden Ring, do diretor Hidetaka Miyazaki
Imagem: FromSoftware

E Miyazaki sabe que muitos dos jogos que ele ajuda a criar são naturalmente difíceis, mas também que os jogadores mais dedicados sempre encaram e superam os desafios.

“Existe, certamente, muita surpresa, especialmente quando vejo conteúdo de jogadores realmente bons. Nós criamos certas experiências na intenção de que ‘ah, cara, tenho certeza de que eles vão ter dificuldade com isso’, mas, de alguma maneira, esses jogadores conseguem superar os obstáculos com habilidade. Eu sei que somos conhecidos pelos jogos difíceis, mas não é uma questão de simplesmente aumentar a dificuldade, e sim fazê-lo de maneira justa”, disse Miyazaki.

“Quando os jogadores morrem, eles podem entender que foram mortos por um motivo, e isso tem uma sensação de justiça. Eu sei que vários jogadores não vão concordar, mas tentamos garantir que exista uma curva de aprendizado e um loop de feedback de onde os jogadores possam extrair algo que possam levar para a próxima tentativa. Acreditamos em jogos difíceis, mas não games injustos. Mas é claro que sempre existe espaço para melhoramos do nosso lado também”, concluiu Miyazaki.

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