Chefe do estúdio de GTA 6 comentou sobre os impactos da IA na indústria
A Rockstar confirmou, nesta quarta-feira (08), que o próximo jogo da série GTA será revelado em breve, e, tantos anos depois do último lançamento, a indústria é completamente diferente do que era, incluindo a presença de inteligência artificial no desenvolvimento dos games.
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Em um report financeiro recente da Take-Two Interactive, a empresa que é dona da Rockstar, o CEO Strauss Zelnick falou sobre GTA 6, e comentou sobre o impacto do uso de IA no desenvolvimento de jogos dessa escala.
“Estamos no negócio da IA desde o nascimento desta indústria. Nossas propriedades de entretenimento são amplamente criadas dentro e por computadores. Valorizamos as ferrramentas. Criamos estas ferramentas internamente, e as licenciamos também. Os novos desenvolvimentos em IA são realmente empolgantes, e já disse publica e repetidamente que acredito que elas irão ajudar a criar eficiência”, disse Zelnick.
A conversa sobre o uso de IA é extremamente controverso, e não sem motivo. A tecnologia permite que os desenvolvedores criem conteúdo mais rápido, mas não necessariamente de maneira melhor ou por meios éticos (infrações de copyright, por exemplo).
Ainda que apoiadores da IA argumentem que a tecnologia atacaria trabalhos mais tediosos e que demandam mais tempo, permitindo que os trabalhadores humanos possam focar em conceitos mais criativos, críticos respondem que as ferramentas tomariam o lugar de pessoas de verdade, alterando um campo de empregos já instável.
Zelnick foi além no tópico durante o relatório, falou sobre como a IA não necessariamente tornará o desenvolvimento de jogos mais barato e qual será o verdadeiro impacto da tecnologia na indústria.
“Eu acredito que a IA generativa irá fazer jogos de sucesso? Não. Eu acredito que a necessidade por pessoas criativas irá desaparecer? Absolutamente não. Eu penso que ferramentas melhores só aumentam o patamar de excelência. Elas nos dão a oportunidade de fazer mais e melhor. As mudanças serão em trabalhos mais rotineiros, que serão reduzidos ou eliminados, aumentando a importância de tarefas de alto nível. Você verá mudanças naquilo que podemos fazer com nossos jogos”, disse o CEO.
“Esta é a nossa história, nossa estratégia para sermos a empresa mais criativa, inovadora, e eficiente da indústria, e eu acho que a IA provavelmente marca as três caixinhas. Mas não espere que os preços caiam. Apenas espere por coisas melhores, e por uma competição mais intensa para as pessoas que não possam pagar pelos recursos que nós podemos”, completou Zelnick.
Com a revelação de GTA 6 logo ali na frente, fica a curiosidade para ver como a Rockstar usou os mais de 10 anos desde o último jogo para ser mais criativa e inovadora com o game.