Projeção para a chegada de GTA 6 já está mexendo com a indústria
Com a confirmação da Rockstar sobre a existência e o iminente trailer de GTA 6 batendo à porta, a indústria já começou a se movimentar ao redor do game, principalmente aqueles que trabalham com a parte financeira dela.
Leia mais:
- Quantas cópias GTA V vendeu?
- Ubisoft demite mais de 120 funcionários
- Mortal Kombat 1: Ed Boon “confirma” Noob Saibot no jogo
O site vg247 entrou em contato com dois analistas da indústria dos videogames para descobrir como os especialistas estão avaliando o potencial de lançamento de GTA 6.
“Não existe produto de entretenimento que possa competir com o lançamento de um novo Grand Theft Auto. O último jogo chegou uma década atrás, arrecadando mais de US$ 800 milhões em um único dia, e já superou as 185 milhões de unidades vendidas através de três gerações de consoles”, disse Chris Dring, analista de videogames e chefe do site Gamesindustry.biz.
Dring também falou sobre o efeito que apenas o trailer de anúncio de GTA 6 terá na indústria: “O impacto de GTA reverbera na indústria. Todas as publicadoras de games estarão assistindo ao trailer para ver quando o jogo será lançado, porque eles precisarão saber quando não lançar o que quer que estejam fazendo. Se você não é um fã de GTA, será um mês bem tedioso”.
Para outro especialista, o sucesso não é tão “preto no branco”, graças, em parte a GTA Online. O analista e pesquisador da Ampere Analysis, Piers Harding-Rolls, trouxe mais um ponto de vista sobre o tamanho do lançamento de GTA 6.
“Será potencialmente maior do que o lançamento recorde de GTA 5 em volume e valores, devido à enorme base de fãs que a franquia acumulou na atual versão do game. Vai depender, até certo ponto, de como a Rockstar fará a transição da experiência de GTA Online para o novo jogo, porque o que acontecer irá decidir como os mais de 20 milhões de jogadores que jogam GTA 5/Online mensalmente irão migrar para a nova versão da franquia”, disse o analista.
Dring acredita que GTA 6 terá o “maior lançamento da história dos games”, mas concorda com Harding-Rolls na ênfase da importância do componente online para o potencial a longo prazo.
“Se irá se aproximar do sucesso geral de GTA 5 vai depender do componente de serviço, e como se a Rockstar será capaz de entregar um jogo que faça jus ao nome. Muita coisa mudou no estúdio desde o último lançamento, com dois dos maiores líderes de GTA, Dan Houser e Leslie Benzies, não mais envolvidos. É garantido que será um mega lançamento, mas se ele também irá atravessar três gerações de consoles e superar as 200 milhões de cópias vendidas é algo que ainda não sabemos”, finalizou Dring.