Lendário compositor de Final Fantasy quis ser justo com todos
Se você já se pegou cantando músicas em latim em um jogo de Final Fantasy ou qualquer outro que tenha o toque de Nobuo Uematsu, com certeza se perguntou o que as letras significavam. E o compositor revelou o motivo por escolher a língua para as composições.
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Uematsu tem um grande histórico de incluir letras em latim nas músicas dos jogos em que trabalha. Recentemente, em Final Fantasy 7 Remake, o tema que embala a batalha contra Sephiroth, “One Winged Angel”, foi uma das que mais chamaram atenção.
Agora, Uematsu abriu o jogo e explicou o motivo por escolher uma língua morta para compor as músicas dos jogos em que trabalha:
“É interessante que eu tenha escolhido o latim, que também uso na abertura de Final Fantasy 8, porque, pessoalmente, sempre achei que nossas músicas deveriam ser escritas em japonês”.
“Mas eles queriam ter apelo aos que falam inglês, então pediram por inglês. Ao mesmo tempo, somos desenvolvedores japoneses, com vários jogadores japoneses, então não achei que ninguém fosse entender se os fizéssemos cantar em inglês”.
“Eu tentei em inglês, mas o motivo por ter ido com latim para a música de Sephiroth é porque eu percebi que apenas uma pequena parcela de pessoas no mundo conseguia entendê-la. E se ninguém entende a língua, então é justo para todos. Por isso escolhi o latim”, concluiu Uematsu.
Além de One Winged Angel, Uematsu também usou latim em diversos outros trabalhos, como o já mencionado tema de abertura para Final Fantasy 8, e as músicas principais de FF7: Advent Children e Super Smash Bros. Brawl.