Ex-presidente da Sony na Europa tem visão diferente sobre os desligamentos na indústria
Chris Deering, ex-presidente da Sony Computer Entertainment Europe, afirmou que as recentes demissões na indústria de jogos não foram motivadas por ganância, mas sim parte natural do ciclo de negócios. Em uma entrevista no podcast My Perfect Console, apresentado por Simon Parkin, Deering abordou a tendência de cortes na indústria e sugeriu que os profissionais afetados podem “dirigir um Uber” ou “ir para a praia por um ano” até que a situação melhore.
“Não acho justo dizer que as demissões resultantes foram por ganância”, disse Deering. Ele explicou que, durante sua gestão, sempre visou limitar o crescimento rápido das equipes, sabendo que haveria ciclos de baixa. “Sempre soube que haveria um ciclo, e não queria acabar com os mesmos problemas que a Sony enfrentou na divisão de eletrônicos.”
Chris Deering, former boss of PlayStation, does not believe the recent, widespread layoffs in the games industry derive from corporate greed, and that affected workers should “drive an Uber” or “go to the beach for a year” until things turn around: pic.twitter.com/uXUkNTbXQ5
— Simon Parkin (@SimonParkin) September 10, 2024
Deering também reconheceu as recentes demissões na Sony, incluindo o fechamento do PlayStation London Studio, destacando que “se o dinheiro não está vindo dos consumidores no último jogo, é difícil justificar gastar no próximo.”
Apesar do cenário atual, Deering demonstrou otimismo quanto ao futuro dos trabalhadores demitidos. “Acho que é provavelmente muito doloroso para os gestores, mas não acho que ter habilidade nessa área [desenvolvimento de jogos] vai significar uma vida de pobreza ou limitação”, afirmou.
Ele sugeriu que as pessoas afetadas encontrem maneiras de se manter ativas e atualizadas enquanto aguardam novas oportunidades: “É como a pandemia, mas agora você vai ter que… descobrir como passar por isso. Dirija um Uber ou qualquer outra coisa, vá para um lugar barato e more lá por um ano. Mas mantenha-se atualizado, porque uma vez que você sai do trem, é muito mais difícil.”
Deering ainda ressaltou que “essas coisas às vezes se recuperam muito mais rápido do que se pensa, quando tudo parece muito precário”. As demissões na indústria de jogos continuam a crescer desde 2023. Em 2024, mais de 11.500 funcionários já foram demitidos, incluindo cerca de 900 cortes na Sony, o que representou 8% de sua força de trabalho, afetando estúdios como Firesprite e resultando no fechamento do London Studio.
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Com informações de: Eurogamer e VGC
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