Gerente da Microsoft por cinco anos abriu o jogo sobre a polêmica
A Microsoft anunciou o fechamento de quatro estúdios, incluindo os populares Tango Gameworks e Arkane Austin, e um ex-chefe da empresa colocou a culpa na compra da Activision e no Game Pass.
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O ex-gerente de relações públicas sênior da Microsoft, Brad Hilderbrand, que trabalhou na empresa por quase cinco anos, fez uma publicação no LinkedIn, em que cita a compra da Activision/Blizzard e o Game Pass como os motivos para os fechamentos de estúdios.
Segundo Brad, quase 100% dos jogos que foram lançados através do Game Pass ficaram muito abaixo do esperado, financeiramente falando. E isso teria ligado um sinal vermelhor na Microsoft.
“O maior paradoxo do Game Pass é que basicamente todo jogo lançado no serviço não atinge suas metas de vendas. Faz sentido, porém, por que pagar o preço total para comprar um jogo quando você pode jogá-lo ‘de graça’ como parte de sua assinatura?”, disse Hilderbrand.
Para tentar combater esse problema, a Microsoft teria oferecido uma parte da receita adquirida com assinaturas para os jogos mais populares do Game Pass mensalmente, mas Hilderbrand explicou o motivo para isso não ter funcionado:
“Então, jogos como Hi-Fi Rush, que são incríveis, obtêm um pequeno aumento na receita por serem o jogo Game Pass mais popular por um mês, e depois caem de um penhasco quando todos passam para o próximo jogo. O pobre Redfall foi ainda pior porque foi lançado de forma tão fraca que nunca teve chance”, comentou o executivo.
A “gota d’água” veio mesmo quando a Activision/Blizzard foi comprada, no ano passado, em uma transação que girou em torno dos US$ 70 bilhões:
“Mas tudo isso não teria importância 3 ou 4 anos atrás, porque naquela época o Xbox era basicamente um pequeno arredondamento nos livros da Microsoft. A divisão rendeu algum dinheiro, mas o mais importante é que não custou tanto e as outras partes do negócio cobriram facilmente a lacuna.”
“Então a Xbox começou uma onda de compras e gastou muito dinheiro na Bethesda, mas ainda mais na Activision. Agora, o Olho de Sauron se virou para ela e espera-se que o Xbox comece a recuperar esses $70 bilhões, ou pelo menos corte as despesas o máximo possível enquanto tentam.”, concluiu Hilderbrand.