Ao todo, sete grandes empresas de games foram acusadas pela Organização Europeia de Consumidores (BEUC) de induzir consumidores a gastarem dinheiro em aquisições in-game através de práticas enganosas.
A queixa, apresentada à Comissão Europeia e à Rede Europeia de Autoridades do Consumidor, envolve as seguintes empresas de games: Activision Blizzard, Mojang Studios, Supercell, Ubisoft, EA, Roblox e Epic Games.
A BEUC destaca que os consumidores são frequentemente “enganados” a gastarem excessivamente com moedas de jogo devido a táticas enganosas. Para resolver o problema, a organização recomendou a proibição de moedas pagas em jogos e aplicativos ou a restrição de acesso a menores de 18 anos, além de fornecer “melhor proteção aos consumidores” ao esclarecer os direitos legais.
“O mundo online traz novos desafios para a proteção do consumidor, e não deveria ser um lugar onde as empresas dobram as regras para aumentar os lucros”, afirmou Agustin Reyna, diretor geral da BEUC. “Os reguladores devem agir, deixando claro que, embora o mundo dos jogos seja virtual, ele ainda precisa obedecer às regras do mundo real.”
Reyna também destacou que “moedas premium no jogo estão enganando os clientes propositalmente e cobrando um alto preço das crianças. As empresas estão bem cientes da vulnerabilidade das crianças e usam truques para atrair consumidores mais jovens a gastar mais.”
A resposta oferecida pelas empresas de games
Em resposta as acusações, a Video Games Europe declarou ao TechCrunch (via Games Industry) que seus membros “sempre respeitam as leis europeias do consumidor” em relação à moeda e às compras no jogo. A organização afirmou que “os jogadores podem experimentar jogos inteiros sem gastar dinheiro, dando a eles a oportunidade de experimentar jogos sem nenhum custo inicial ou compromisso.”
Segundo os representantes da Video Games Europe, todos os seus membros apoiam e promovem princípios justos e transparentes para compras de conteúdo no jogo, incluindo moeda do jogo. “O Código de Conduta PEGI exige que os desenvolvedores e empresas de games garantam que o custo real seja claro e inequívoco no ponto de compra da moeda do jogo.”
Apesar de muitos não atentarem, todas as empresas de games oferecem contratos abertos referentes a compras e aquisições de itens online ou in-game. Claro, a visualização poderia ser mais clara, mas cabe aos pais e aos jogadores a responsabilidade de monitoramento de diferentes gastos.
*Com informações do site Games Industry
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