Diretor de Diablo IV admitiu problemas causados por atualização, mas prometeu soluções
Depois de um enorme movimento de reclamações nas redes, que inclusive levou a um bombardeio de notas ruins para Diablo IV no Metacritic, a Blizzard realizou uma live, nesta sexta-feira (21), para falar sobre as polêmicas alterações e decisões tomadas para a Temporada 1 do game, e admitiu que o estado atual “não está divertido”.
“Queremos reconhecer o feedback de todo mundo sobre a redução do poder do jogador. Sabemos que está ruim, sabemos que não está divertido. Nós mesmos sabemos que não está a melhor das experiências para os jogadores”, declarou o diretor de comunidade de Diablo, Adam Fletcher.
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Para contextualizar, a atualização que trouxe a Temporada 1 para Diablo IV veio também com uma enorme quantidade de ajustes de balanceamento para o game, incluindo diversos nerfs nas principais builds usadas pelos jogadores na aventura base. A reação da comunidade foi tão negativa que a Blizzard viu ser necessária a live de esclarecimentos.
“Queremos explicar por que fizemos as mudanças dentro da atualização, e também queremos falar sobre o que estávamos tentando alcançar especificamente com este patch e com as mudanças que os jogadores acabaram vendo. Além disso, queremos falar sobre como não planejamos fazer um update assim nunca mais. Com toda certeza ouvimos o feedback da comunidade de jogadores sobre isso, e queremos falar sobre nossa filosofia e as orientações internas que estamos estabelecendo para futuras atualizações”, disse Fletcher.
Indo mais à fundo nos problemas, um dos diretores de Diablo IV, Joe Piepiora, falou sobre a decisão de nerfar as principais builds criadas pelos jogadores: “Reduzir o poder do jogador nunca é uma boa experiência. Mas a intenção do patch era prevenir que habilidades fora da curva quebrassem o jogo”.
Para contrabalancear as opções feitas pela Blizzard na atualização, um novo patch será lançado ainda nesta sexta, para reduzir a dificuldade das Masmorras do Pesadelo. Para o futuro, o diretor de Diablo IV, Joe Shelly, salientou os pilares adotados pelo time de desenvolvimento:
- Uma grande variedade de builds otimizadas em todas as cinco classes
- Novos e poderosos itens a cada nova temporada para manter o jogo renovado e variedade de builds
- Evoluir continuamente o endgame, com mais densidade de monstros para que as builds mais poderosas possam encarar, além de atividades que desafiem tais builds
- Tornar o jogo mais divertido para os jogadores
Shely falou mais sobre este último tópico, e como de fato tornar Diablo IV mais divertido: “Se o jogo não está mais divertido para os jogadores, se os jogadores não conseguem acreditar que conforme o jogo evolui, ele irá se tornar mais divertido, então não estamos alcançando nossos objetivos. Quando fazemos mudanças cujo objetivo é aumentar a diversidade de builds, temos que equilibrar isto com alternativas atraentes. Isso quer dizer que existem builds superpoderosas, e não podemos nerfalas sem oferecer alternativas que atraiam os jogadores”.
Com isto em mente, Piepora falou sobre estarem trabalhando em futuros buffs para as classes de Mago e Bárbaro, que, no momento, estão sofrendo para encontrar uma identidade própria no meio de tantos nerfs e ajustes de balanceamento gerais.
Por fim, Fletcher prometeu uma comunicação mais clara daqui para frente, incluindo a entrega dos patch notes com mais antecedência em grandes atualizações. Além disso, uma nova live será realizada no dia 4 de agosto, para falar sobre o patch 1.1.1, que trará para Diablo IV muitas mudanças de qualidade de vida e balanceamento.
Diablo IV está disponível para PlayStation 4 e 5, Xbox Series e One e PC.