No Top 5 dessa semana, falamos sobre o que esperamos em NBA 2K24
NBA 2K24 chega em 8 de setembro, e o jogo promete mudar muitas coisas no sistema de jogabilidade, no MyTeam, na cidade, e em todos os modos disponíveis para os jogadores. No entanto, ainda faltam algumas coisas que gostaríamos de ver no simulador de basquete.
Por isso, o Top 5 dessa semana vai entrar em quadra para listar as coisas que gostaríamos de ver acontecendo no NBA 2K24.
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5 – Mudanças nos itens cosméticos
Primeiro, precisamos falar sobre algo que me incomoda desde quando comecei a me aventurar mais nos simuladores da 2K, lá em 2016. Boa parte dos itens cosméticos que o jogador pode comprar, seja aquele Jordan maneiro ou até mesmo uma camisa bonita para se manter no estilo, precisam ser pagos com o famigerado VC, a moeda premium do NBA 2K.
No entanto, essa moeda também é necessária para melhorar os jogadores — falaremos sobre isso mais tarde —, deixando aqueles que gostam de ter um estilo a mais na hora de entrar na quadra sem chances de expressar a personalidade do atleta.
E isso é extremamente frustrante, principalmente para aqueles que não querem gastar dinheiro no jogo, e precisam decidir entre deixar o jogador com personalidade ou bom. O 2K23 até que tentou diminuir isso com os tênis, dando contratos para conseguir algum pisante estiloso.
No entanto, era preciso avançar bastante na temporada da NBA para conseguir negociar com a Nike, por exemplo.
Falta ter alguma forma de separar os itens cosméticos da melhoria de personagem. Colocar tudo junto só aumenta a frustração do jogador que já não consegue subir o nível do boneco que criou, e ainda tem que vê-lo usando um tênis genérico.
Isso pode ser resolvido criando um sistema de reputação para os jogadores. Quanto melhor o desempenho em quadra, mais itens cosméticos são liberados para utilizar de forma gratuita. Não precisa ser uma baita tatuagem ou um LeBron 12, mas entregar um mimo a mais para a comunidade.
4 – Um modo carreira de verdade para quem quer comandar equipes
O MyNBA é bem completo, não podemos negar. Mas ele entra mais no lado simulador, e até que demais. Para o NBA 2K24, seria interessante ter um MyGM, além do modo mais técnico. Sabemos que a Visual Concepts tem capacidade de criar uma história para aqueles querem comandar o time, e não somente entrar em quadra.
O EA Sports FC faz isso com maestria no modo carreira de técnico, e gostaria muito de ver esse tipo de profundidade mais uma vez no NBA 2K24. Lidar com jogadores problemáticos, gerenciar salários, discutir com a torcida, tudo isso poderia transformar um modo tão “cru” quanto o MyNBA em algo que vai chamar atenção de todos.
Imagina criar o técnico do time, entrar no vestiário, conversar com os jogadores, mostrar uma experiência mais satisfatória do que é entregue pelo MyNBA, que é basicamente uma forma do jogador ter o simulador mais blasé possível, sem aquele gostinho de conflito e caos que somente uma escolha de diálogo errada pode proporcionar.
Falta um modo que coloque o jogador discutindo com atletas problemáticos, e o clima do vestiário pesando e podendo perder o cargo e o controle do time. NBA 2K24 tem toda a tecnologia possível para trazer um modo carreira robusto, sólido e com todo drama que daria sentido ao MyNBA existir.
3 – Expansão da experiência single player
No NBA 2K23, os jogadores podiam retornar para a faculdade por meio de flashbacks, conversando com uma repórter sobre a jornada até o título nacional durante o período acadêmico. E apesar da experiência nas ligas universitárias estarem presentes nos jogos da Visual Concepts, ainda falta algo a mais para depois que o atleta alcance a NBA.
Seria incrível se o NBA 2K24 expandisse ainda mais a experiência para outras competições de basquete. Em ano de Copa do Mundo, colocar o jogador para fazer parte time dos EUA na competição e até mesmo nas Olimpíadas. Além disso, por favor, escolher a nacionalidade do atleta criado, é o mínimo.
Não é preciso criar uma baita história para as seleções, ou algo do tipo. Coloque o jogador interagindo com membros da comissão técnica, um diálogo aqui e ali, mas trazer outra experiência, fora da NBA, pode diminuir sentimento de repetição após terminar a história do MyCareer.
Não seria difícil para a 2K conseguir o licenciamento da FIBA e incluir as competições de seleção. Seria um trabalho extra para a Visual Concepts? Com certeza. Mas seria uma baita adição para o jogo.
2 – Uma competição de basquete de rua
Não me leve a mal, o Park é até que bacana, mas, bem, é um modo online. Ou seja, depende de outros jogadores, da habilidade deles, da própria habilidade, e outros fatores que tornam a experiência satisfatória somente para quem gasta muito tempo por lá.
Uma coisa que o último rival do NBA 2K fazia muito bem, era o modo de basquete de rua do NBA Live 19. Era possível montar o próprio time com atletas que eram adquiridos ao progredir na competição, e dominar as quadras ao redor do mundo com a equipe.
Imagine juntar uma seleção de atletas e sair por aí dominando as quadras ao redor no mundo no maior estilo FIFA Street? Permitir passes mais elásticos, dribles podendo ser executados de forma mais simples, o modo poderia se tornar um excelente arcade para passar o tempo, e não raiva, como pode acontecer com o REC ou o Park.
1 – Diminuir a fome de VCs
Aqui, fica o nosso maior pedido sobre NBA 2K24. Diminuir o gasto de VC dos jogadores é algo que faria muito bem para a longevidade do jogo, e fazer com que a comunidade continue ativa durante muito mais tempo do que o normal.
O uso de VCs para aumentar o atributo dos jogadores, e também garantir itens cosméticos, é um trabalho constante e um gerenciamento de economia bem chato. Não existe um ganho satisfatório da moeda premium do jogo, e isso acaba limitando a possibilidade de ir criando novos atletas, além de transformar o que deveria ser divertido em uma jornada de paciência.
Colocar o personagem com 99 de nota geral demanda muito tempo e muito VC. Até mesmo para os jogadores dispostos a gastar dinheiro para melhorar o atleta, a situação é insustentável. O NBA 2K24 precisa dar um jeito na forma como é gasta a moeda premium do jogo.
Não adianta reformular o sistema de Badges se, para conseguir colocar o personagem em um estado “jogável”, precisa de, pelo menos, 100 mil VC. O NBA 2K24 não será um título barato, assim como os outros da franquia também não foram, o que corrobora com o sentimento péssimo de ter que gastar mais ainda para se divertir.
Entendo que isso seja uma forma de impedir jogadores de criarem vários personagens que quebrem o jogo, mas isso poderia ser separado ao criar um boneco somente para os modos online e outro somente para a carreira do NBA 2K24.
Esse foi o nosso Top 5 de coisas que queremos em NBA 2K24. Está empolgado para o próximo jogo da franquia? Deixe nos comentários o que você gostaria de ver no título.
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