Diretor da Sonic Team disse que pixelart é um estilo inviável a longo prazo
Em entrevista concedida na Gamescom, Takashi Iizuka, diretor criativo e produtor da Sonic Team, fez um comentário polêmico sobre o estilo gráfico dos jogos do ouriço. Para Iizuka, a tradicional arte em pixels pode não ser a escolha ideal para a franquia Sonic nas próximas décadas, o que frustra as expectativas dos fãs por mais jogos como Sonic Mania 2.
A estética 2.5D utilizada no próximo jogo da série, Sonic Superstars, foi apontada como mais “duradoura”. A equipe do Sonic Team acredita que, no futuro, pixelart não será mais uma opção viável para os jogos da série.
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“Olhamos para a arte em pixel — ela é ótima — mas quando pensamos em 10-20 anos no futuro, não achamos que será um estilo ou apresentação viável para nossos jogadores”, disse Iizuka por meio de um tradutor. “E para avançar e realmente elevar o nível, queríamos ter certeza de que estamos apresentando algo que, daqui a 10 ou 20 anos, continuará sendo vista como uma evolução”, concluiu o diretor.
O comentário é bastante infeliz, no mínimo. A equipe tem a liberdade de escolher o estilo de arte que preferir, mas é bastante datado esse pensamento de que a pixelart é algo defasado, que não seria mais aceitável no futuro.
É bastante irônico, inclusive, que o comentário tenha sido feito na mesma semana do lançamento do aclamado Sea of Stars. O jogo, além de ter se confirmado como um sucesso imediato, é um dos jogos mais bonitos do ano, apostando justamente em uma direção de arte em pixels.
É claro que a escolha de Sea of Stars visa emular o estilo dos RPGs do passado, mas não faltam bons exemplos de jogos incrívels usando o estilo sem prestar homenagem a nenhum clássico específico.
Talvez o que o Sonic Team não queira admitir é que fazer jogos com uma estética impressionante usando apenas pixels é bem mais difícil de desenhar e animar atualmente, porque o mercado prioriza profissionais que trabalhem com modelagem 3D nas engines. Mas aqui estou apenas especulando.
O fato é que a história de Sonic e dos jogos em pixelart merece ser mais valorizada. Não se trata apenas de uma limitação gráfica, ou de uma forma de arte defasada que ficou no passado. É possível fazer jogos belíssimos e modernos dentro do estilo, e existe uma demanda enorme dos fãs por títulos assim, como o próprio Sonic Mania demonstra bem.
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Com informações de: IGN
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