Detalhes sobre o processo de reimaginar personagens já conhecidos para o novo Street Fighter 6
O design de personagens é um aspecto crucial, e muitas vezes subestimado, do trabalho criativo no desenvolvimento de jogos. Cada decisão, desde a combinação de cores até o comprimento do cabelo, reverbera na forma como interpretamos a personalidade de cada um e como nos lembraremos da experiência do jogo como um todo. Séries de jogos que permaneceram vivas no imaginário popular por décadas costumam trabalhar essa arte com excelência, e Street Fighter é um ótimo exemplo disso.
O lançamento de um novo jogo numerado da série principal de Street Fighter é sempre um acontecimento importante nos videogames. Não apenas pelas melhorias gráficas e pelas novas mecânicas do sistema de combate, mas também pela oportunidade de acompanhar um novo capítulo da história de personagens que acompanhamos há mais de 30 anos. E os eventos da trama costumam alterar também o visual dos lutadores de maneira significativa.
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Ken Masters seja talvez a melhor referência para observar isso. Desde o surgimento das primeiras imagens dele na internet, fãs começaram a especular se alguma tragédia tinha acontecido na vida pessoal do lutador, antes mesmo da revelação de que ele está divorciado e envolvido até o pescoço com inteligência artificial e especulação de criptomoedas. Detalhes como o cabelo desgrenhado, a barba por fazer e o jaquetão de abrigo contrastam com o aspecto de playboy bon vivant que ele sempre teve.
Outro fator que parece ter sido crucial no design de personagens de Street Fighter 6 é a compreensão de que o jogo se propõe a ser um esport e ter alcance global, e que alguns trajes e piadas poderiam limitar a abrangência do público atingido pelo game. Isso é notável na caracterização das mulheres, bem menos sexualizadas e com proporções físicas um pouco menos exageradas, ao menos quando falamos dos trajes principais – a qualquer momento, pacotes de roupas adicionais podem mudar isso.
Em entrevista ao blog oficial do PlayStation, o diretor do jogo, Takayuki Nakayama, comentou o desafio de reformular personagens tão icônicos e antigos, usando a lutadora Cammy como exemplo. Nakayama revela que o jogo foi uma oportunidade de atualizar a aparência de figuras clássicas para contar novas histórias e explorar facetas diferentes de suas personalidades. “Queríamos dar a todos os antigos personagens novos e impressionantes designs como uma espécie de desafio, fazendo-os parecer bem diferentes da aparência anterior”, conta ele.
A nova roupa de Cammy traz uma calça justa e uma jaqueta com a bandeira do Reino Unido, destacando uma nova etapa na vida da lutadora em Londres, após se libertar totalmente do seu passado trágico com a organização criminosa Shadaloo. A história dos jogos anteriores nos conta que Cammy foi vítima de experimentos de clonagem do vilão Bison para um exército de assassinas. Além das novas roupas, que trazem um ar mais casual e urbano, ela ganhou também um novo corte de cabelo, sem as famosas trancinhas.
Nakayama comentou essas mudanças e o desafio de contar essa história usando também o design da personagem. “Cammy sente que o fim da Shadaloo é um novo marco que permite traçar seu próprio caminho e levar uma vida mais normal. Esse novo visual é sua roupa civil, enquanto o antigo collant é mais uma roupa de batalha”, explica ele. ““Achamos que seria um desafio interessante dar a ela um penteado curto; ela não tem as tranças clássicas, que pareciam ser uma característica definidora do design dela”, concluiu o diretor.
O detalhe mais interessante nessa mudança do cabelo foi a criação de alças bem grandes na nova jaqueta dela, para manter ainda uma silhueta parecida quando ela está em posição de batalha. Talvez você não pense em tranças ou alças na hora que olhar e reconhecer a personagem no jogo, mas isso só mostra o nível de detalhamento e cuidado na concepção de cada personagem. Como diz o próprio Takayuki Nakayama, “A silhueta de um personagem é muito importante.”
São comentários como esse que nos fazem olhar para os videogames com cada vez mais camadas de apreciação. Entender o carinho e o cuidado na construção dos personagens que controlamos é algo que só enriquece a fina arte de descer a porrada em todo mundo que aparecer na sua frente no Battle Hub.
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