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21 anos depois, novas imagens mostram tela do GameCube que nunca foi lançada

21 anos depois, novas imagens mostram tela do GameCube que nunca foi lançada

Durante a E3 2002, auge do período paleolítico, o protótipo de uma tela de LCD para o Nintendo GameCube foi revelado aos jornalistas e visitantes da feira. A tela nunca foi lançada e acabou virando lenda urbana. Agora, 21 anos depois, imagens inéditas revelam funcionalidades até então desconhecidas.

Marcellus Vinicius •
09/03/2023 às 11h00, atualizado há 2 anos
Tempo de leitura: 3 minutos

Durante a E3 2002, auge do período paleolítico, o protótipo de uma tela de LCD para o Nintendo GameCube foi revelado aos jornalistas e visitantes da feira. A tela nunca foi lançada e acabou virando lenda urbana. Agora, 21 anos depois, imagens inéditas revelam funcionalidades até então desconhecidas.

O YouTuber Adam Doree postou um vídeo recuperado (abaixo) da cobertura da E3 2002 que mostra, além da própria tela em exibição, uma coletiva do finado ex-presidente da Nintendo, Satoru Iwata, dando detalhes sobre ela.

A tela tinha 5 polegadas, razão de aspecto 4:3 e 320×240 pixels de resolução, o que na época descrito por Iwata como alta definição. No vídeo podemos ver Super Mario Sunshine rodando em demonstração.

Iwata comenta também sobre uma possível colaboração com Yuji Naka, da Sega, para transformar Phantasy Star Online em um jogo portátil no GameCube. A tela, de fato, reforçaria a proposta de mobilidade do design do console, que inclui até uma alça na parte de trás pra ser carregado para lá e para cá, como uma maletinha.

Um detalhe importantíssimo sobre o projeto dessa tela foi revelado em outro contexto durante a série Iwata Asks, que rolava no site oficial da Nintendo. Na entrevista sobre o desenvolvimento do Nintendo 3DS, ficamos sabendo que a tela de LCD do GameCube poderia ter efeitos 3D sem necessidade de óculos especiais. Exatamente a tecnologia que foi usada no 3DS em 2011, quase 10 anos depois. “Nós mostramos a tela de LCD como uma referência para demonstração na E3 2002, mas mantivemos a funcionalidade 3D em segredo”, revelou Iwata na ocasião.

Tela do Gamecube
Tela do Gamecube em exibição durante a E3 2002 (Twitter)

No mesmo Iwata Asks descobrimos que um dos principais motivos para a tela nunca ter sido lançada foi a dificuldade de vender a ideia. Provavelmente ela seria mais cara do que o próprio console, o que inviabilizou o projeto.

Futuramente, a ideia de usar o GameCube com uma tela própria foi reciclada aproveitando a conectividade do console com o Game Boy Advance. Mas é interessante observar que a ideia de console híbrido, que ganhou o mundo com o Nintendo Switch, já estava amadurecendo nos corredores da Nintendo desde a virada do milênio.

Com informações de: Eurogamer

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