Marvel’s Spider-Man 2 eleva a forma como Peter e Miles conseguem viajar por Nova Iorque
Uma coisa que a Insomniac conseguiu executar de forma excelente no primeiro jogo da franquia, era se balançar por Nova Iorque usando Peter Parker. No entanto, Marvel’s Spider-Man 2 transforma a movimentação pela cidade — ainda maior — em algo tão incrível que nos faz esquecer da viagem rápida.
Sim, é claro, a viagem rápida é excelente, principalmente quando o jogador precisa ir para um ponto específico. No entanto, será que não é melhor só sair se balançando por aí?
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Saltando entre os edifícios
Nos minutos iniciais do jogo, somos apresentados ao Asas de Teia, um recurso conhecido dos quadrinhos e que apareceu nos cinemas, agora faz parte da navegação da dupla de Aranhas na sequência. E a funcionalidade transforma a navegação pela cidade em um parque de diversões surreal.
Como as habilidades de navegação podem ser desbloqueadas de forma rápida, não será difícil ter Peter e Miles extremamente habilidosos com a movimentação pela cidade, e de uma forma tão rápida que pode dar inveja aos momentos cinematográficos do herói.
I don’t think I can ever go back to the first game 😭 #PS5Share #MarvelsSpiderMan2 pic.twitter.com/yHTqAoQ6go
— Barto (@bartonovopolis) October 21, 2023
Com o uso das correntes de ar enquanto navega pela cidade, alternar entre as Asas de Teia e se balançar, torna-se orgânico em Marvel’s Spider-Man 2. Não parece uma mecânica forçada para trazer uma novidade para a sequência.
Muito pelo contrário, usar as teias aliadas com o planador fazem a experiência de Marvel’s Spider-Man 2 muito mais dinâmica, principalmente pelo tamanho do mapa. Atravessar a cidade se balançando pode até parecer tentador, mas é mais rápido sair planando pelas correntes de ar.
Evolução natural
Existe uma série de funcionalidades que o jogador consegue escolher na hora de lidar com a movimentação usando as teias e o planador. É possível escolher o quanto a física afeta a movimentação com ao se balançar, além de movimentos que permitem saltos no ar para aumentar a velocidade.
Com muito mais funções para escolher e tentar otimizar a movimentação de Peter e Miles, o jogador consegue transformar o balançar das teias em algo único, podendo deixar a configuração do jeito que quiser. Seja mais realista ou sem se preocupar muito com as leis da física.
Até mesmo o modo manobra pode ser automatizado, para os jogadores que não quiserem se preocupar em ficar fazendo movimentos rápidos com os Aranhas, é possível só assistir às peripécias de Peter e Miles no ar enquanto viaja pela cidade.
A navegação pela cidade já era excelente no primeiro jogo, no entanto, voltar para a experiência anterior, parece podar a movimentação de Peter pela cidade. Após experimentar Marvel’s Spider-Man 2, o antecessor fica parecendo um pouco engessado.
A viagem rápida
A viagem rápida de Marvel’s Spider-Man 2 fez a cabeça dos jogadores por ser praticamente instantânea e sem telas de carregamento. É óbvio, é incrível ver que é possível escolher qualquer ponto do mapa e aparecer lá, no entanto, demora um pouco para habilitar todos os pontos da cidade.
Por isso, sinto que vou estar tão acostumado em me balançar por aí, que a viagem rápida vai se tornar somente um recurso legal que utilizarei quando quiser tirar uma foto bacana no modo fotografia. De resto, fica parecendo uma funcionalidade além da conta.
Não me leve a mal, acho muito bacana que exista essa possibilidade, e qualquer jogador sabe o quão sofrível é se movimentar por um mapa grande sem um tipo de viagem rápida. No entanto, a maior graça de ser o Homem-Aranha, é se balançar por aí.
Perder essa parte da experiência só para chegar mais rápido nos lugares, me parece uma simplificação enorme do que o jogador consegue fazer em Marvel’s Spider-Man 2. Nada contra a viagem rápida, mas se a opção for me balançar pela cidade, prefiro mil vezes fazer isso.
Imagina jogar um título do Homem-Aranha e não querer ficar se balançando por aí? É contra as leis naturais da vida.
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