Trajetória de Hideki Kamiya foi marcada por sucessos e polêmicas
A semana começou com uma notícia inesperada e até chocante. Hideki Kamiya, co-fundador da Platinum Games e diretor de inúmeros jogos aclamados, confirmou que está de saída da empresa. O anúncio foi feito tanto pela Platinum, em um comunicado oficial, quanto pelo próprio Kamiya através da conta pessoal do Twitter, vulgo X.
A motivação por trás desta decisão significativa não foi claramente delineada, mas o próprio Kamiya expressou que, embora não tenha sido uma escolha fácil, ele acredita que é o melhor caminho a seguir. Na declaração pública, o diretor refletiu sobre a difícil decisão e assegurou os fãs de que deve continuar trabalhando na indústria de games.
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O legado de Kamiya na indústria de jogos, especialmente no mercado japonês, não pode ser subestimado. O trabalho do diretor foi marcado por excelentes jogos de ação, personagens icônicos e, eventualmente, algumas polêmicas envolvendo o temperamento rude nas redes sociais.
Antes de fundar o próprio estúdio, Kamiya trabalhou na Capcom de 1994 até 2006. A visão criativa dele ajudou a definir o caminho de muitas séries famosas, especialmente Resident Evil, Okami e Devil May Cry. O trabalho na saga de Dante, inclusive, se provaria uma experiência fundamental para as futuras obras do diretor.
A PlatinumGames, inicialmente criada sob o nome Seeds, foi fundada em em 1º de agosto de 2006, pelo próprio Kamiya e parceria com duas outras lendas do desenvolvimento de jogos: Shinji Mikami (Resident Evil) e Atsushi Inaba (Samurai Shodown).
Em uma parceria estratégica, em maio de 2008, a agora renomeada PlatinumGames fechou um acordo para a produção de quatro títulos que seriam distribuídos pela SEGA. Um desses títulos era Bayonetta, nova franquia de Kamiya que trazia muito do aprendizado dele com a série Devil May Cry.
É seguro dizer que Bayonetta foi o jogo que posicionou de vez a Platinum no mercado, além de imortalizar o nome de Kamiya como uma das principais mentes por trás do gênero hack’n slash.
A trajetória de Kamiya na PlatinumGames não se limitou a Bayonetta, porém. Em vez de se acomodar atrás de uma fórmula de sucesso, ele sempre procurou explorar ideias e conceitos diferentes. O subestimado The Wonderfull 101, por exemplo, foi um híbrido interessante de jogos de ação com estratégia em tempo real.
O diretor acumulou também algumas polêmicas, especialmente pela postura tempestiva nas redes sociais. Kamiya se tornou infame no Twitter pelas respostas ríspidas e por bloquear qualquer pessoa que o contrariasse na rede.
A última intriga envolveu a dubladora de Bayonetta, Hellena Taylor, que reclamou publicamente sobre o baixo pagamento que recebia interpretando uma personagem tão famosa. Kamiya disse que a atriz faltou com a verdade e, pouco depois, diminuiu a presença online deixando a conta do Twitter em hiato.
A saída de Kamiya da PlatinumGames, 17 anos após a fundação da empresa, deixa um buraco que dificilmente será preenchido à altura. O legado dele, tanto para a empresa quando para os jogos de ação, é inestimável.
Que a visão criativa e o dinamismo característico permaneçam vivos nos trabalhos futuros do diretor – e sem tantas brigas no Twitter, de preferência
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