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Jogos não são muito baratos: desenvolvê-los é que ficou caro demais

Jogos não são muito baratos: desenvolvê-los é que ficou caro demais

Uma reflexão sobre um problema da indústria de jogos e o comentário infeliz da Capcom Durante o Tokyo Game Show deste ano, Haruhiro Tsujimoto, presidente e diretor de operações da Capcom, levantou a questão sobre a precificação dos jogos da empresa. As informações foram divulgadas pelo Nikkei, que destacou as preocupações de Tsujimoto com os crescentes custos de desenvolvimento e a necessidade de oferecer salários mais competitivos na indústria.

Marcellus Vinicius •
27/09/2023 às 00h00, atualizado há um ano
Tempo de leitura: 4 minutos

Uma reflexão sobre um problema da indústria de jogos e o comentário infeliz da Capcom

Durante o Tokyo Game Show deste ano, Haruhiro Tsujimoto, presidente e diretor de operações da Capcom, levantou a questão sobre a precificação dos jogos da empresa. As informações foram divulgadas pelo Nikkei, que destacou as preocupações de Tsujimoto com os crescentes custos de desenvolvimento e a necessidade de oferecer salários mais competitivos na indústria.

“Os preços atuais dos jogos, na minha opinião, estão aquém do ideal”, ressaltou Tsujimoto. Ele comparou os gastos atuais com os da época do Famicom, argumentando que “os custos hoje são cerca de 100 vezes maiores, mas os preços de venda não refletem essa disparidade”.

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O presidente da Capcom também enfatizou a importância de atrair e reter talentos com salários melhores. “À medida que a indústria vê um aumento geral nos salários, a revisão dos preços dos jogos se mostra uma estratégia de negócio sensata”, acrescentou.

Jogos Capcom

Os comentários de Tsujimoto são infelizes, no mínimo. Jogos estão entre os produtos mais caros da indústria de entretenimento, quando comparados, por exemplo, com filmes e álbuns musicais. É absurdo projetar no bolso do consumidor a responsabilidade de salvar um modelo de negócios que não deveria ser tão arriscado.

Recentemente o estúdio Ascendant Studios, responsável por Immortals of Aveum, demitiu cerca de 45% do quadro de funcionários após o lançamento do jogo, devido aos altos custos de produção e as vendas abaixo das expectativas. É risível pensar que as demissões teriam sido evitadas com o mesmo jogo sendo vendido ainda mais caro. O mais provável, na verdade, seria vendê-lo menos ainda.

Modelos de negócio sustentáveis precisam passar, antes de tudo, pela concepção e o desenvolvimento do projeto. Fazer com que empregos dependam de números de vendas que são, muitas vezes, imprevisíveis, é exatamente parte do problema da indústria de desenvolvimento de jogos AAA.

Jogos - Immortals of Aveum

É importante destacar que a Capcom ainda não aderiu à tendência de estabelecer $70 como preço padrão nos próprios lançamentos. Títulos de destaque da empresa lançados este ano, como Exoprimal, Resident Evil 4 Remake e Street Fighter 6, foram comercializados por $60. Contudo, os recentes comentários de Tsujimoto indicam que a Capcom pode estar considerando uma revisão de preços no futuro.

Qualquer que seja o caso, espero que ninguém dê ouvidos às prioridades de Fujimoto.


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