A provável greve e as consequências para futuros lançamentos nos games
Tudo indica que os associados ao Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA) podem se preparar para uma nova paralisação. O motivo? As contínuas negociações sobre termos contratuais que, segundo a associação, ainda não atendem às demandas dos artistas.
Tal cenário já foi visto em 2016, quando o SAG-AFTRA iniciou uma greve que durou quase um ano contra empresas de grande peso como Activision, Electronic Arts e WB Games. Essa paralisação entrou para a história como a mais extensa do sindicato. O foco principal das reivindicações eram salários mais justos, mais transparência e proteção contra estresse vocal.
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Agora, quase seis anos depois, a possibilidade de uma nova greve paira no ar. As negociações até aqui não deram bons resultados, como noticiamos aqui na Game Arena. Entre as principais exigências atuais estão:
- Proteção contratual contra o uso não regulamentado de Inteligência Artificial em captura de performance.
- Ajustes salariais compatíveis com a inflação, alinhados ao setor de cinema e televisão.
- Implementação de medidas de segurança mais rigorosas no set.
- Intervalos regulamentados de cinco minutos por hora para os artistas.
- Restrições contra a utilização de dublês em audições gravadas pelos próprios atores.
- Medidas para proteger dubladores de estresse vocal.
Embora a SAG-AFTRA tenha nomeado estúdios específicos como parte da negociação, projetos de grande escala fora desses estúdios podem sofrer interrupções como resultado. Com tantos papéis diferentes envolvidos na criação de jogos – incluindo atuação de voz, captura de movimento e produção musical – é fácil ver o desenvolvimento de um jogo sendo afetado por uma greve.
No entanto, a exemplo do que aconteceu em 2016, os efeitos da greve para o grande público seriam mitigados por afetar apenas uma parcela específica de estúdios, em cargos que podem ser substituídos por profissionais não associados da SAG-AFTRA. Isso aconteceu, por exemplo, com a série Life is Strange.
Será que a indústria de jogos enfrentará uma paralisação significativa ou as partes chegarão a um consenso? Arrisco um palpite: a greve acontecerá, mas não deve se estender por muito tempo, tomando como principal inspiração o impacto negativo que a greve de Hollywood causou, e o acordo potencialmente positivo que poderia ter sido muito antecipado.
Com informações de: Polygon
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