Uma das melhores funcionalidades de Final Fantasy 16 pode se tornar o futuro dos RPGs
Final Fantasy 16 é um daqueles jogos com potencial para definir o próprio gênero. Como citamos no review, o combate do jogo é um dos pontos principais, mas existe uma pérola perdida no meio das batalhas entre os Eikon e os dilemas de Valisthea, além da trama envolvendo Clive.
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Uma funcionalidade implementada pela Square-Enix salta aos olhos e ajuda muito aos jogadores que podem se perder com a quantidade de história presente na trama do jogo. E, sinceramente? Essa é uma função que deveria estar presente em todos os RPGs daqui para frente.
Sem tempo, irmão
Convenhamos, uma grande parcela dos jogadores possuem outras prioridades além do videogame. Seja faculdade, trabalho ou outras obrigações, algumas pessoas só vão conseguir jogar algum título nas poucas horas que possuem no final do dia, e muitas vezes, de forma bem mais espaçada do que outros.
Existir uma função que, com um apertar de botão, entrega resumos dos pontos-chave do que está acontecendo na tela. É uma salvação para aqueles que retornam para um jogo após semanas, ou até mesmo meses depois e ficam mais perdidos do que qualquer coisa.
E não precisa nem ser somente para os jogadores que estão retornando. Algumas vezes, a trama do jogo pode não estar tão fresca na memória dos players, e, por isso, vale a pena revisitá-la. Final Fantasy 16 consegue salvar aqueles que podem se sentir perdidos com a quantidade de personagens e lugares de uma forma simples.
Todo o RPG precisa disso
O Active Time Lore de Final Fantasy 16 pode se tornar algo essencial para outros jogos da indústria. Imagine RPGs que seguem grandes sequências, ou com mundos muito complexos, com vários personagens, podendo ter uma breve recapitulação quando o jogador precisa? Seria um sonho de consumo.
Tramas que são muito extensas, como, por exemplo, a de The Witcher 3, nada mais justo ter essa função para conseguir retomar o fio da meada durante uma cena do jogo, caso precise.
Ainda mais caso o jogador invista em terminar as missões secundárias e deixar a missão principal de lado. Apertar um botão e conseguir ler as informações relevantes, para relembrar o que importa naquela cena, faz com que quem está com o controle na mão se reconecte com essa história e volte a se divertir sem precisar perder muito tempo procurando sobre a trama em algum lugar.
O Active Time Lore é o futuro
Apesar do motivo pelo qual a Square-Enix implementou o Active Time Lore em Final Fantasy 16 — a suposta trama complexa que nem é tão elaborada assim – dá para ver que essa funcionalidade tem um futuro brilhante na indústria dos videogames, caso os desenvolvedores desejem explorar essa novidade.
Imagine retornar para Starfield, que contará com muito conteúdo, e conseguir acessar um menu rápido com as informações necessárias para compreender uma cena? Convenhamos, algumas vezes, quando estamos jogando, por mais que prestemos atenção na história, podemos acabar olhando o celular, checando as redes sociais, indo pegar uma água e esquecendo de pausar, esse tipo de coisa acontece.
Indo até um pouco mais longe, imagine The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom com a possibilidade de relembrar em que ponto se estava após retornar, e conseguir retomar o progresso em minutos, recebendo um breve sumário de onde parou.
E ter uma função que possa trazer essa facilidade para os jogadores, foi um dos maiores acertos de Final Fantasy 16. Posso falar por experiência própria, já que eu não lembrava de um personagem durante uma cena do jogo, abri o menu e li um breve resumo sobre ele. Pronto, problema resolvido e continuei assistindo à cena. Uma coisa tão simples, mas tão genial.
A funcionalidade em Final Fantasy 16 ainda é limitada, já que mostra somente sobre os personagens na cena, o local e até mesmo eventos que deem mais contexto sobre o que está acontecendo.
Agora, imagine um mundo onde o jogador consegue acessar um recap da história de forma rápida, sem precisar ir nas missões, ler as notas de compêndio e de uma forma objetiva? Com tantos jogos extensos e com tramas cada vez mais mirabolantes, poder revisitar pontos importantes ajuda, em muito, a reconectar com a situação.
Ou, até mesmo, em um sonho muito distante, o jogo ter acesso à última vez que o jogo foi aberto, e, assim que o jogador retomar o controle, receber um resumo relembrando o que aconteceu (como na terceira geração de Pokémon). Eu teria zerado The Witcher 3 bem antes, confesso. O combate de Final Fantasy 16 pode ser o ponto forte do jogo, e provavelmente vai carregá-lo longe no circuito de premiações, mas o Active Time Lore promete muito mais do que a dinâmica dos ataques de Clive.
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