Colunas

Bottom 5: os maiores fiascos da Sony

No Bottom 5 da semana, as piores lambanças já cometidas com os consoles PlayStation A Sony entrou no mercado de...

Bottom 5 - Sony Playstation

No Bottom 5 da semana, as piores lambanças já cometidas com os consoles PlayStation

A Sony entrou no mercado de jogos para se informar como uma das maiores gigantes da indústria. A empresa conseguiu transformar a marca PlayStation em sinônimo de videogame, e segue fazendo um sucesso estrondoso até os dias de hoje. 

Essa jornada, porém, não fluiu sem tropeços e algumas gafes bem embaraçosas. No Bottom 5 dessa semana, vamos resgatar os maiores fiascos da história dos consoles PlayStation, para provar que nem só de acertos se faz uma trajetória de sucesso.

Leia mais

5 – PlayStation Home 

Tomando inspiração no conceito do Second Life, a Sony lançou sua versão de simulador de vida virtual no PlayStation 3. O PlayStation Home foi lançado em 2008 e se firmou como uma das cafonices mais constrangedoras do mercado. 

Além de loadings longuíssimos, minigames desinteressantes e uma série de bugs, o espaço digital ainda foi recheado de eventos publicitários e microtransações indesejadas. Foi um exemplo de tudo que pode dar errado em uma realidade virtual, muito antes do Metaverso. 

4 – PlayStation Move

Como vocês poderão perceber, boa parte dessa lista é dominada pela era do PlayStation 3, um console que foi carregado de decisões equivocadas que vieram, a princípio, da soberda diante do estrondoso sucesso do antecessor. Mas logo surgiu um agravante na concorrência: o Nintendo Wii, que se tornou um fenômeno de vendas sem precedentes e movimentou toda a indústria com o conceito de controles de movimento. 

A resposta da Sony foi o Move, um controle com design que remete a brinquedos adultos e é visivelmente uma cópia descarada do Wiimote. Por não ter sido concebido junto com o kit de desenvolvimento do console, o controle recebeu pouco suporte das desenvolvedores e logo caiu no esquecimento como uma medida desesperada de frear o sucesso da Nintendo. 

3 – O controle bumerangue do PS3

Durante a E3 2005, a Sony apresentou ao mundo pela primeira o design do PlayStation 3, aguardadíssimo sucesso do PS2, o videogame mais bem sucedido de todos os tempos. E o que vimos foi algo bem, bem estranho. Nesse evento, a empresa ainda não abordou o polêmico preço (mais sobre isso abaixo), mas chamou muita atenção pelo novo controle Dual Shock, que mais parecia um bumerangue com botões. 

É até difícil imaginar como seria segurar esse troço, mas a recepção negativa em relação ao clássico e consagrado design dos controles anteriores fez com que a empresa voltasse atrás. A versão final do controle do PS3, como bem sabemos, segue a fórmula de sucesso dos dois consoles anteriores.

 

2 – PSP GO

Ao longo dos anos, a Sony se esforçou bastante para brigar com a Nintendo no campo dos consoles portáteis, ramo que sempre foi dominado pela criadora do Mario. O PSP nunca liderou esse mercado, mas fez um sucesso considerável e emplacou um bom número de ótimos jogos. 

Nada disso redime, porém, o PSP GO, modelo mais compacto do console. Eu já tive o desprazer de jogar em um e garanto que bastam 10 minutos tentando apertar esses botões ou conduzir personagens com o minúsculo analógico que os músculos da mão começam a doer. É, talvez, o portável com a pior ergonomia de todos os tempos, e isso vindo de uma das maiores fabricanes de consoles do mundo. 

1 – Conferência da E3 2006

A conferência da Sony na E3 2006 é um acontecimento histórico. Sem dúvida, uma das maiores fábricas de memes da história da feira, atrás apenas da fatídica conferência da Konami de 2010. Foi em 2006, por exemplo, que nasceu o meme do “Giant Enemy Crab”, que se espalhou bastante na época mesmo em tempos nos quais as redes sociais não eram tão difundidas.

Mas o impacto mais negativo do evento foi o anúncio do preço do PlayStation 3: 599 dólares na sua versão com 50GB de HD, algo inédito na indústria até então. A repercussão foi tão ruim que impactou as vendas do PlayStation 3 por muito tempo, justamente na época em que o Wii dominou o mercado com folga pela metade do preço. 

O legado que fica é um compilado de vários momentos embaraçosos, que você pode conferir no vídeo abaixo:

Gostou da lista? Lembra de mais gafes históricas da Sony? Compartilhe com a gente aqui no espaço de comentários e fique de olho, porque semana que vem voltamos com mais um  Bottom 5!


Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: TwitterYoutubeInstagramTik TokFacebook Kwai.

COMPARTILHE

Bombando em Colunas

1

Colunas

Guia de CoD: as melhores classes de metralhadoras leves no Warzone (Temporada 4)

2

Colunas

Guia de CoD: as melhores classes de fuzis de batalha no Warzone (Temporada 4)

3

Colunas

Final Fantasy 16: vale a pena jogar as DLCs?

4

Colunas

Por que as empresas não se importam com preservação histórica de games?

5

Colunas

Guia de Ultimate Team: TOTS da LaLiga reverencia a incrível temporada de Vini Jr.