A trajetória de série Armored Core, dos anos 90 até os dias de hoje
A série Armored Core chegou à sexta geração atingindo números inéditos de público. É seguro afirmar que dezenas de milhares de jogadores estão tendo o primeiro contato com a franquia da FromSoftware através do mais novo jogo, Fires of Rubicon.
Também seria demais pedir para que todas essas pessoas corram atrás de todos os jogos anteriores, considerando que a série começou há mais de 25 anos. Pensando nisso, preparei aqui um rápido resumo, com os jogos e plataformas que fazem parte da trajetória de Armored Core, das origens nos anos 90 até o sucesso de 2023.
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É importante destacar que Armored Core 6 não é, nem de longe, o sexto jogo da franquia. Trata-se, na verdade, do décimo quarto lançamento da série principal, desconsiderando spin-offs e jogos mobile. Os títulos numerados costumam marcar o início de uma nova geração que, eventualmente, acaba ganhando alguma expansão.
Pensando nisso, em vez de separar a lista apenas pelos jogos numerados, preferir fazer a divisão da série por gerações, citando os games que fizeram parte de cada uma.
Dito isso, vamos resgatar a história das batalhas de robô gigante, começando pela era dos gráficos serrilhados do PSone.
Geração 1: a estreia no primeiro PlayStation (1997 – 1999)
Armored Core fez sua estreia no PlayStation 1 em 1997. Essa primeira geração recebeu três jogos, todos compartilhando a mesma engine e jogabilidade. Era possível, inclusive, usar o Memory Card para transferir robôs e peças entre os jogos, reforçando a ideia de continuidade entre os lançamentos.
Toda a base da série, presente até os dias de hoje, já estava estabelecida aqui, incluindo conflitos corporativos, ambientação pós-apocalíptica e protagonista silencioso que acumula dinheiro fazendo trabalhos para diferentes clientes.
Jogos:
- Armored Core (1997)
- Armored Core: Project Phantasma (1997)
- Armored Core: Master of Arena (1999)
Geração 2: Gráficos melhorados no PlayStation 2 (2000 – 2001)
A segunda geração foi bastante curta, e tinha como grande diferencial o salto gráfico que o PlayStation 2 representou em relação ao antecessor. Armored Core 2 foi um dos títulos de lançamento do console, o que ajudou a série a ganhar mais destaque.
Nenhuma grande mudança foi feita na jogabilidade. Essa geração serviu mais como uma adaptação da FromSoftware à nova plataforma, deixando as inovações mais significativas para a terceira geração.
Jogos:
- Armored Core 2 (2000)
- Armored Core 2: Another Age (2000)
Geração 3: (2002 – 2005)
A maior e mais popular de todas as gerações, pelo menos até o lançamento de Fires of Rubicon. A terceira geração é favorita de boa parte dos fãs da série.
Armored Core 3 pode ser considerando o primeiro reboot da franquia, desconsiderando os eventos das duas primeiras gerações. Adiciona muitas opções de combate e customização, abrangendo os jogos mais densos da série, o que talvez tenha reforçado a ideia de que Armored Core é uma série de nicho, mais inacessível para o grande público.
Jogos:
- Armored Core 3 (2002)
- Silent Line: Armored Core (2003)
- Armored Core: Nexus (2004)
- Armored Core: Last Raven (2005)
Geração 4: a chegada de Miyasaki (2006 – 2008)
Além de marcar a chegada da série a uma nova geração, com lançamentos para PlayStation 3 e Xbox 360, a quarta geração tem como principal novidade uma nova direção. Hidetaka Miyasaki, que anos mais tarde criaria Dark Souls, assumiu a liderança criativa da série, com a missão de tornar o público de Armored Core mais abrangente.
Apesar dos esforços e da narrativa mais profunda e detalhada, típica dos trabalhos do Miyasaki, os jogos não repetiram o sucesso das gerações anteriores. Boa parte do motivo está no início complicado do PlayStation 3, especialmente se comparado ao fenômeno de vendas que foi o console antecessor.
Jogos:
- Armored Core 4 (2006)
- Armored Core: For Answer (2008)
Geração 5: a aposta no multiplayer (2012 – 2013)
A quinta geração de Armored Core, ainda no PlayStation 3 e Xbox 360, foi também a primeira a nascer em um mundo “pós-Souls”. Armored Core 5 foi lançado em 2012, um ano depois de Dark Souls, quando a fama da FromSoftware já estava atingindo um novo patamar no ocidente.
Talvez o principal motivo que tenha impedido os jogos dessa geração de pegarem carona no sucesso de Dark Souls tenha sido o foco maior em multiplayer online, com opção de partidas para até 20 jogadores. As missões solo, que sempre foram destaque da série, ficaram em segundo plano, o que provavelmente criou uma barreira para os novos fãs da FromSoftware, apegados às campanhas gigantescas do então novo gênero “Soulslike”.
Jogos:
- Armored Core V (2012)
- Armored Core: Verdict Day (2013)
O sucesso de Fires of Rubicon e possíveis relançamentos
Estou escrevendo esta matéria poucos dias após o lançamento global de Armored Core VI: Fires of Rubicon. O novo jogo já bateu recordes não apenas dentro da série, mas também na história da FromSoftware, com um número de jogadores simultâneos que fica atrás apenas do lançamento de Elden Ring.
O sucesso talvez sirva para tornar o passado da série mais acessível a novos jogadores. Isso porque os jogos das 5 primeiras gerações só podem ser encontrados nos respectivos consoles. Pensando na preservação histórica e no acesso a essa riquíssima trajetória, seria fantástico ver uma coletânea de Armored Core sendo lançada para PC e consoles atuais.