Chrono Trigger quase teve um jogo de luta, mas Akira Toriyama tinha outra ideia
Recentemente, o site japonês 4 Gamer conversou com o desenvolvedor Seiichi Ishii, que revelou que a Square quase desenvolveu um jogo de luta de Chrono Trigger nos anos 90. Contudo, a proposta acabou se tornando outra com o tempo.
Ishii foi um dos pioneiros no conceito de jogos de luta 3D, sendo o coordenador e designer do primeiro Virtua Fighter para a Sega e depois se juntando a Namco para dirigir e fazer o design dos primeiros dois jogos da franquia Tekken.
Em 1995, o desenvolvedor fundou a Dream Factory, que chamou a atenção de Hironobu Sakaguchi. O criador da franquia Final Fantasy se aproximou de Ishii por estar interessado em usar as animações em 3D feitas em Tekken, e com isso, o estúdio se tornou uma subisidária da Square.
Onde entra Chrono Trigger nisso? A Square teria pedido para Ishii se juntar com Akira Toriyama para desenvolver um jogo de luta 3D, e o primeiro protótipo, era baseado no RPG da empresa. Contudo, Toriyama teve outra ideia.
“Então, a Dream Factory foi fundada e começou a ter discussões com a Square Enix, eu disse ‘Quero trabalhar com o Toriyama-san’,” disse Ishii. “Foi na época em que o Trunks era muito destacado em Dragon Ball Z, e eu queria um personagem como ele”.
“Mas, no início, estávamos realmente destinados a fazer um jogo de luta baseado em Chrono Trigger. Enquanto estávamos na fase de protótipo disso, Akira Toriyama também estava lá e nos disse ‘Vou desenhar novos personagens para vocês’, e foi isso que acabamos fazendo”, explicou Ishii.
Não existem menções sobre esse protótipo inicial baseado em Chrono Trigger em nenhum lugar, tornando muito improvável que exista algum tipo de cópia nos arquivos da Dream Factory ou da Square. Desses novos personagens, surgiu Tobal No. 1, que foi o projeto lançado para o público.
Tobal No. 1 foi lançado em 1996 para o PlayStation, sendo um dos primeiros jogos de luta focados na experiência de console, com mais conteúdo singleplayer do que competição frenética. Toriyama fez os designs dos personagens e também ajudou na construção do mundo e na história.
Os desenvolvedores chegaram a homenagear o mangaká colocando o seu personagem avatar, Toribot, como um dos personagens secretos para serem desbloqueados no jogo. Apesar de ter tido um sucesso inicial ao ser vendido junto de uma demo de Final Fantasy 7, Tobal No. 1 infelizmente não fez tanto sucesso como franquia.
Leia mais
- NieR: Automata traz chefões da Square Enix como vilões no anime; entenda
- Concord: estúdio revela detalhes sobre passe de batalha e conteúdos pós-lançamento
- Playstation adiciona 3 novos games ao China Hero Project
Com informações de: Event Hubs
A Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: Twitter, Youtube, Instagram, Tik Tok, Facebook e Kwai.