Borderlands 4 chegará a Steam, mesmo com críticas anteriores a plataforma
Randy Pitchford, fundador da Gearbox, reconheceu recentemente que suas expectativas de longo prazo em relação à Epic Games Store foram “mal colocadas ou excessivamente otimistas”. Anos atrás, Pitchford havia previsto que a Steam, principal plataforma de jogos para PC, poderia se tornar uma “loja moribunda”, com outras plataformas, como a Epic, assumindo o protagonismo.
Em 2019, Pitchford defendeu a decisão da Gearbox de lançar Borderlands 3 como um exclusivo temporário da Epic Games Store. Na época, ele acreditava que o investimento da Epic em tecnologia superaria significativamente o da Valve, empresa por trás da Steam. No entanto, essa previsão não se concretizou da maneira esperada.
A discussão veio à tona novamente nesta semana, quando a Gearbox anunciou Borderlands 4, previsto para ser lançado em 2025 nas plataformas PS5, Xbox Series X/S e PC, tanto na Epic Games Store quanto na Steam. Essa revelação reacendeu as declarações de Pitchford feitas em 2019, levando a uma reflexão do executivo sobre suas expectativas passadas.
If Epic successfully pressed its advantage, that may have been the case. But Epic did not. So, famously, Steam does very little to earn the massive cut they take and continues its effective monopoly in the West while would-be competitors with much more developer friendly models…
— Randy Pitchford (@DuvalMagic) August 22, 2024
Respondendo a uma publicação no X (antigo Twitter) que comparava suas previsões de 2019 com a inclusão da Steam no lançamento de Borderlands 4, Pitchford admitiu que tinha “grandes esperanças” para a Epic Games Store, mas que a plataforma não “aproveitou sua vantagem” no mercado de maneira eficaz. “Então, famosamente, a Steam faz muito pouco para ganhar a enorme fatia que recebe e continua com seu monopólio efetivo no Ocidente, enquanto os possíveis concorrentes com modelos muito mais amigáveis aos desenvolvedores continuam a se sabotar”, disse Pitchford.
Ele destacou que, embora use a Steam pessoalmente, continua torcendo por maior competição no mercado de jogos para PC. “Os clientes aparecem pelos jogos, não pela loja”, afirmou, referindo-se aos lançamentos iniciais de Borderlands 3 e Tiny Tina’s Wonderlands na Epic Games Store como exemplos.
Apesar disso, Pitchford reforçou seu desejo de ver a Epic Games Store prosperar e ganhar mais espaço. “Continuaremos a apoiar a Steam (como temos feito para literalmente todos os jogos de PC que lançamos desde que a Steam passou a existir)”, afirmou.
Ele sugeriu que a Epic precisará priorizar a loja e explorar novas iniciativas, além de focar em exclusividades importantes para ter uma chance real no mercado. Pitchford também expressou esperança de que outros concorrentes viáveis apareçam para desafiar o domínio da Steam.
“Eu tinha grandes esperanças para a Epic”, admitiu Pitchford, acrescentando que suas expectativas de longo prazo sobre a loja foram “mal colocadas ou excessivamente otimistas”, chamando a experiência de “uma lição legal” para ele e outros. Ele concluiu dizendo que, como jogador, continuará utilizando todas as plataformas disponíveis, enquanto, como desenvolvedor, seguirá equilibrando estar onde os clientes estão com o desejo de apoiar alternativas que ganhem a confiança e lealdade dos consumidores.
Leia mais
- Gamescom 2024 | Borderlands 4 é oficializado com trailer e janela de lançamento
- Filme de Borderlands parece ter criado um pico de interesse nos jogos da franquia
- Borderlands ganha data de estreia no streaming
Com informações de: Eurogamer
A Game Arena tem muito mais conteúdos como este sobre esportes eletrônicos, além de games, filmes, séries e mais. Para ficar ligado sempre que algo novo sair, nos siga em nossas redes sociais: Twitter, YouTube, Instagram, Tik Tok, Facebook e Kwai.